domingo, 10 de março de 2013

Prova de Agente Policial 2012/2013

Prova fácil de acordo com a escolaridade exigida (ensino fundamental, 1º grau). A nota de corte deve explodir. Não esperem essa moleza para Papi, pois será nível médio. Tenham como exemplo as provas de ensino superior...  Quem não ficar entre os 400 primeiros colocados será bom treinar bastante e torcer para que haja muita reprovação no TAF, no TAP e na IS. 
Conforme os professores forem mandando os comentários e recursos, atualizaremos a postagem.
Prova Agente Policial 2012/2013 versão 1 
GABARITOS

Comentários de Penal e LAI - Prof. Victor Paulo 
Comentários de CTB - Prof. Morishita 
Comentários de Lógica - Prof. Ângelo 
Comentários de Lógica - Prof. Serra
Comentários de Informática - Prof. Edson 
Comentários de Informática - Prof. Rodney Idankas
Comentários de Português - Prof. Farid 
Comentários de Português - Prof. Alex 
Comentários de Português - Prof. Sandra Ceraldi Carrasco
Comentários de Criminologia - Prof. Mônica Gamboa

196 comentários:

  1. Obrigada mestre Farid! Português, tranquilo...
    Titio Rodney tb, não poderia esquecer de agradecê-lo...

    ResponderExcluir
  2. Acho que passei na prova e fiz boa pontuação.

    Dúvidas:

    CRIMINOLOGIA
    1- A conduta ou comportamento da vítima antes do Delito.

    Vitimologia ou Periculosidade Criminal?

    CTB
    2- CNH para Ciclomotores e veículos com mais de oito passageiros?

    A/C ou A/D ?

    LÓGICA
    3- Pergunta dos Grupos A/B/C com 12/11/10 Integrantes, Ana é a única a ser integrante dos 3 Grupos.

    30 ou 31 Integrantes totais?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - periculosidade vitimal

      2- A/D

      3- 31

      Excluir
    2. A nota vai ser alta, mas não esperem que seja tão alta assim. Quem fizer + de 60 questões, com certeza tá na segunda fase.

      Temos 3 coisas que avaliar: 1o, muita gente vai ser reprovado físico
      2o Muita gente não manja nada criminologia, info e direito (até português tem gente que roda). Sem contar que mta gente faltou. Gente, não levem como base apenas nossa visão da prova. Muita gente vai sem saber nada, nem noção de nada, por isso a nota não vai ser TAOOO alta (o que não significa que não vá ser alta).

      3o Muita gente não tem e não terá carteira "d" de motorista, o que vai diminuir ainda mais o número de pessoas e, consequentemente, vao ser chamado mais pessoas.

      Excluir
  3. Complicado , a nota de corte vai vir alta ... creio que perto de 60 questoes = 80% da prova, disso pra cima, talvez 70 = 90% da prova ?

    Não fui mal , mas como essa nota de corte deve vir bem alta... To na torcida aqui fiz a prova com calma e fiz meu melhor...

    ... boa sorte para quem realmente quer e merece !

    ResponderExcluir
  4. Falaa Goeee...
    O curso de vocês é fera!
    Fui super bem na prova...
    Profº Rodney, após a divulgação da prova, por favor, verifique a parte de informática, acredito eu que, pelo menos 2 questões cabem recurso, principalmente a questão 80, pois segue o mesmo padrão da questão da prova de Investigador, fala sobre o Google também.

    Obrigado Goe, obrigado Professores...

    Rumo à Acadepol!

    ResponderExcluir
  5. Pessoas, bom dia.

    Este que vos escreve prestou a prova ontem.. Metade dos candidatos não compareceu a minha sala (Piracicaba), e confesso que, para quem se baseou nas provas de ensino médio e superior, estava fácil.

    Tirando o fato de que errei uma questão ao passar para a folha de respostas (mas era de Direito, então não me preocupa "tanto") fui muito bem. Aguardo o Gabarito para lhes dizer quão funda foi a foice da Vunesp desta vez.

    Sorte a todos que se doaram.

    Munir El Kadre

    ResponderExcluir
  6. Prova extremamente fácil, tava dada. Errei algumas alguma por isso acho que não consegui classificação. Acho que só quem gabaritou vai pra próxima fase.

    ResponderExcluir
  7. Galera, era impressão minha ou todos de lá saíram com a sensação que a prova estava fácil demais?

    e

    Sobre a questão do crime de funcionário público com cargo em comissão, será que cabe recurso, pois diz o seguinte parágrafo do ART 327

    § 2º - A pena será aumentada da terça parte quando os autores dos crimes previstos neste Capítulo forem ocupantes de cargos em comissão ou de função de direção ou assessoramento de órgão da administração direta, sociedade de economia mista, empresa pública ou fundação instituída pelo poder público. (Incluído pela Lei nº 6.799, de 1980)

    A lei penal deixou fora as Autarquias...

    Segundo a doutrina, já que no direito penal não se aplica a analogia "in malam partem" os funcionários de autarquias não estão sujeitos a majorante de pena do parágrafo segundo, mas podem ser, sem nenhuma dúvida, sujeitos ativos de crimes praticados por "funcionários públicos" como define o CP. O caput do artigo contempla esses referidos funcionários mas o parágrafo segundo não....logo eles estariam isentos dessa majorante de pena do parágrafo segundo, mas incluídos na definição do caput.
    Os doutrinadores acreditam que essa omissão de deve em função de um erro, um lapso do legislador.

    ResponderExcluir
  8. ACREDITO que seriam estas:

    Perigosidade Vitimal;
    CNH A/D;
    31 Integrantes.

    ResponderExcluir
  9. devem ter uns 40 mil inscritos que foram fazer a prova (metade ou pouco mais que a metade).
    Provavelmente a nota de corte vai ser alta sim.

    ResponderExcluir
  10. vitimologia era o estudo né, nao o nome do comportamento.
    cnh A D, C é pra caminhão pequeno, tem a ver com peso bruto.

    ResponderExcluir
  11. Muita gente cantando vitória antes do tempo, cuidado porque para todo mundo a prova estava fácil D+....nota de corte vai ser alta....

    ResponderExcluir
  12. Obrigado Mestre Farid, suas aulas e da Dra Mõnica iluminaram nossas vidas diante destas provas rs amém irmãos...

    ResponderExcluir
  13. SOBRE A QUESTÃO DA VELOCIDADE MÁXIMA, CABE RECURSOS POIS NÃO DAVA QUE TIPO DE VIA ERA,

    SEGUE NO CTB:

    § 1º Onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será de:
    I - nas vias urbanas:
    a) oitenta quilômetros por hora, nas vias de trânsito rápido:
    b) sessenta quilômetros por hora, nas vias arteriais;
    c) quarenta quilômetros por hora, nas vias coletoras;
    d) trinta quilômetros por hora, nas vias locais;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, estava la, vias de transito rapido urbano...

      Excluir
  14. Mas é claro... Depois que inventaram o recurso, é um direito seu usar!
    Cada um no seu quadrado, se vc acha que sem recurso vai longe, parabéns!
    Agora, têm aqueles que dão valor pra cada pontinho perdido, pq lá na frente pode fazer falta...

    Que Deus esteja sempre com os senhores...

    ResponderExcluir
  15. complicado... acho q até gabaritando eu ficaria apreensivo... mta gente preparada... e uma prova fácil... sem o gabarito oficial a previsão que fiz da minha nota está entre 90% e 92,5%. Parece uma nota boa... mas nesse caso acho q teria q gabaritar mesmo.

    ResponderExcluir
  16. A NOTA DE CORTE SERÁ ALTA MESMO, EM TORNO DE 78-83.
    PORÉM A MAIORIA, ALGO EM TORNO DE 40%-50% será reprovação no TAF (Teste de Aptidão Física) sem contar o TAP (Teste de Aptidão Psicológica).

    Ou seja;

    Seram Obrigados a chamar 2 vezes, diminuindo um pouco a nota de Corte (para 73/75) Talvez.

    Obs: da Sala com 200 alunos do Claretiano, acredito que apenas uns 60% passariam no TAF. (Muitos Fumam descontrolavelmente e Estão fora do peso ou são Sedentários).

    TAF não será fácil como muitos acham.

    Quem discorda e Quem concorda?

    Boa sorte a TODOS !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, concurseiro não passa no TAF nem no TAP, porque não tem perfil de Policial.

      Excluir
    2. Concordo...quem não começar a se preparar já vai chorar na hora de correr 2000 mts em 12 min...eu estou me preparando há um mês e estou sofrendo p/ fazer 2200 mts em 13,5 min...afff é muito difícil!!

      Excluir
  17. Questão 65 fora do conteúdo. Verdades e Mentiras não estão no edital para agente, somente para papi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que isso amigo... questão fácil... Teoria dos conjuntos!

      Excluir
  18. A UTI fez muito a diferença na prova...como sempre voces arrebentaram GOE.
    Todos professores de parabéns... Valeu!

    ResponderExcluir
  19. Pofessora Mônica acho que eles ouviram sua aula da UTI pra fazer as questoes de criminologia na ultima hora...rs! Ou a senhora deve ser vidente...parabens.

    ResponderExcluir
  20. Qdo diz no edital Noções de Direto 24 questões, entende-se 50% de acerto nas 24 questões ou 50% em cada subcategoria? Pq Foram 4 CF, 4 DH, 8 DP e 8 Leg. Logo, 50% de cada disciplina ou 50% do total?
    Tks.

    ResponderExcluir
  21. o resultado (aprovados) de tira, demorou pouco mais de 1 mês, a prova foi dia 03/02/2013 e saiu no D.O. do dia 07/03 os aprovados, bem como as questões anuladas.
    Nesse ritmo, o resultado do concurso de agente (aprovados) deve sair lá pelo dia 11 12 do mês que vem.

    ResponderExcluir
  22. eu acho que assim como a VUNESP/ACADEPOL ajustaram a prova de TIRA PRA DE ESCRIVÃO (na de tira erraram a mão em lógica, difícil demais) acho que vão ajustar a de AGENTE PRA DE PAPI/AUX DE PAPI que devem estar mais difíceis que essa.

    ResponderExcluir
  23. A primeira questão de Criminologia, cabe recurso.

    Haviam duas respostas corretas.

    A prova pedia para marcar a opcão correta e tinham duas.....

    a) criminologia é uma ciência empírica......
    b) ..
    c) ..
    d) ..
    e) criminologia NÃO é uma ciência multidisciplinar.....

    Precisa mandar recurso ou eles já vão anular?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, vc sabe qualé a resposta unânime. Respondesse que era uma ciência empírica e proft, não tem nenhum doutrinador que não diga isso...

      Querem complicar. Mas acho que não vai ser anulada...

      Excluir
    2. Se vc tivesse estudado por outras provas da Vunesp, saberia que a banca considera a Criminologia uma ciencia Multidisciplinar.

      Excluir
    3. Errado. A Vunesp anulou a questão de Criminologia 55 de Escrivão que dizia ser Multidisciplinar.

      eheehe

      Excluir
    4. Mas nem sairam ainda o resultados dos recursos de Escrivão.

      Excluir
    5. Disse errado amigos. Foi na de IP.

      Excluir
    6. Wendel,

      A questao 55 de IP, única anulada de criminologia, dizia respeito a escola da identificaçao diferencial, que reconhecia que TV, Rádio, Video game e etc poderiam influir na conduta dos criminosos. Nao tem nada a ver com a questao multidisciplinar.

      Aliás, na prova de IP nao foi abordado esse tema. Esse tema é alvo de discussao na prova de escrivao, se nao me engano.

      Mas de qualquer modo, eu concordo com vc, tem uma corrente MINORITÁRIA, inclusive com a Monica, que acreditam que a criminologia nao é multidisciplinar, mas sim interdisciplinar.

      Sempre que existe essas divergencias, procure sempre ir na mais aceita que, com certeza, era a empírica.

      Mas de qualquer forma, nao custa recorrer baseando nas licoes da Dra. Monica. Talvez anulem na de EP, nao sei. Mas sinceramente, acho a Vunesp bastante rigorosa em termos de recursos, embora algumas vezes admitam que erraram (talvez por que as provas tenham mesmo muitos erros).

      De qualquer modo, boa sorte.

      Excluir
  24. E quem passar e não tiver a carteira D, será que da tempo para tirar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá pô, tem um ano pra + até a nomeação. Dá tempo e sobra.

      Negócio é: custa caro!!

      Mas fazer o que...

      Excluir
  25. A PROVA EU JÁ VI, EU QUERO É O GABARITO...

    aproveito para deixar uma sugestão para a VUNESP:

    O PSICOTÉCNICO DEVERIA SER DEPOIS DO TESTE FÍSICO, COMO EM OUTRAS INSTITUIÇÕES.

    Senão acabam barrando uma galera no psicoteste, e depois os que seguem pro físico vários reprovam (gordinhos, fumantes, etc).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou fumante e aguento muito mais que você, garanto ehueuhe

      Não enquadre fumante nas pessoas que não vão passar. Treino há 7 anos, fumo há 5 e corro, em média, 5km diários.

      Esse negócio de fumante não tem fôlego é pura lenda. Só vale se o cara for sedentário e fumante, ae não aguenta mesmo. Aliás, muitos sedentários não vão aguentar...

      Também não enquadre os gordinhos, tem muitos desses que aguentam bastante, são gordos por questão de genética.

      Excluir
    2. Concordo... não é legal generalizar. Fumante e gordo também passa. Sou magro e não fumante, porém, em um certo concurso de polícia, não passei no físico, enquanto outros, que em meu entendimento não passariam pela aparência, passaram bonito!

      Excluir
  26. Sim, da sim. Habilitacao D, em média 2 meses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se tiver mais que 4 pontos na carteira não pode trocar de letra na carta, é meu caso eu estou com 24 pontos , mas minha carta vence agora em abril e já entreguei pra poder cumprir a suspensão que tenho que são 30 dias... agora que venceu os pontos zeram de novo então poderei tirar a carta d , mas acertei apenas 40% de criminologia , nas outras fui bem... média geral da prova 80% se caso anularem alguma errada poderei entrar caso contrario to fora ...

      Excluir
  27. O governo irá enviar um projeto de lei (PL) a ALESP que prevê a transformação de 1.000 cargos vagos de carceiro em agente policial, (já q em breve não haverá mais presos em delegacias). Com isso o nr. atual de vagas para Agepol passará de 391 para 1.391, tomara!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho praticamente impossível acontecer isso, rs.

      Excluir
  28. Gabaritei lei de transito - Morishita o capitão "Caneta na caveira" representou. falta saber se vou alcançar o corte ... tensão a 1000 aqui , força e sorte aos guerreiros como eu ! =)

    ResponderExcluir
  29. Qual a diferença do motivo torpe e do motivo fútil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fútil= motivo pequeno, ex matar alguém por causa de um centavo
      Torpe= A pessoa ser ruim, maldade. ex alguém matar uma pessoa por inveja, só pelo simples motivo de ela ter recebido uma promoção de cargo em uma empresa.

      Acho que é isso.

      Excluir
    2. Valew ae man...perdi ponto nessa por bobeira... =/

      Excluir
    3. Na verdade é o seguinte:

      Fútil: existe uma desproporcionalidade entre o ato antecedente e o ato subsequente. Exemplo: te chamo de babaca e voce me dá uma marretada na cara. Existe uma desproporcao entre os atos.

      Torpe: a palavra chave é "repúdio". É um crime que causa repúdio. Ex: mato minha mae por causa da heranca...

      Foi uma das questoes mais bem elaboradas, ao meu ver. Embora o resto das alternativas fossem todas idiotas ehuehue

      Excluir
    4. A UNICA diferença é que motivo TORPE é aquele que tem cunho pecuniário...
      No caso da questão aplicada, se o motivo da incidência no tipo penal do art.121 do CP fosse por conta de quem pagaria o seguro, por exemplo, seria motivo TORPE e não FÚTIL.

      Excluir
  30. Faço 21 anos em agosto, e 2 anos de CNH 'B'.

    Pelo que entendi no edital só vão pedir documentos para o TAF, ou seja, o físico.

    Quanto tempo demora mais ou menos para o físico ?
    Alguém poderia me informar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que é no físico, cara??

      Achei que fosse só pouco antes da posse, alias, acho que é só pouco antes da posse, alguem pode confirmar??

      De qualquer modo, tem chao ainda, dá tempo sim.

      Excluir
    2. Esta no Edital que é após a Investigação Social.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
    3. O Edital diz: "...os candidatos consederados aptos NA Prova de Aptidão Física..." e não PARA a Prova...

      Os documentos deverão ser apresentados no pz. de 5 dias a partir da publicação do resultado dos recursos.

      Excluir
  31. pessoal oque responderam nas

    53. A respeito dos fatores impulsionadores da criminalidade, assinale a alternativa correta.

    54. Fenômeno comum em países em desenvolvimento ou
    emergentes, propicia(m) a promiscuidade, o
    afrouxamento dos freios morais...

    57. Entende(m)-se por prevenção primária

    58. No que concerne à prevenção do delito, de acordo com o
    Código Penal Brasileiro, assinale a alternativa correta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RESPONDI ASSIM:

      53. (E) O crescimento populacional de uma determinada localidade eleva os índices criminais.

      54. (C) As condições precárias de habitação

      57. (A) O trabalho de conscientização social, o qual atua no fenômeno criminal, em sua etiologia.

      58. (A) A função da prevenção geral da pena consiste principalmente em reeducação do condenado bem como em sua ressocialização.

      Excluir
    2. 53 acho que está errada. O crescimento populacional nao necessariamente eleva os indices criminais. sempre que existir a palavra "sempre", tome cuidado

      Na verdade eu acho que a pobreza influi no aumento de crimes patrimoniais (C)

      54- Acredito que nao seja a condicao precária de habitacao e sim o subemprego, típico de país subdesenvolvido.

      57 é essa mesmo

      58 - A função da prevenção especial da pena consiste principalmente na intimidação dos propensos a delinquir

      Quanto a esta última, estive pesquisando e aqui o resultado:

      “Pela teoria relativa, a pena é uma medida prática que visa impedir o delito. Esta teoria é dividida em duas: a da prevenção geral e a da prevenção especial. Para a primeira, o principal escopo e efeito da pena é a inibição que esta causa sobre a generalidade dos cidadãos, intimidando-os. Para a segunda, a pena visa a intimidação do delinqüente ocasional, à reeducação do criminoso habitual corrigível, ou a tornar inofensivo o que se demonstra incorrigível"

      Excluir
  32. Na questão 68 pelos meus calculos contando figura por figura a resposta da figura 169 seria a figura 1 e não a figura 4.

    A figura 4 cai as seguintes 10, 40, 70, 100, 130, 160, 166.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está contando a figura 1 duas vezes... o fato de ela aparecer de novo na figura 6 indica o início de uma nova sequência...

      Portanto, depois da figura 6 vem a figura 2... e não a figura 1 de novo.

      Excluir
    2. tambem concordo, mas acho que o prof nao ia errar ...

      Excluir
    3. seguindo esse pensamento tem 5 figuras a serem contadas e não 6 como mostra o exercicio?

      Excluir
    4. Positivo... note que a figura 6 é igual à figura 1, ou seja, a figura 6 é a figura 1, a figura 7 é a figura 2 e assim por diante.

      Só existem 5 figuras fazendo o ciclo

      Excluir
  33. Prof. Angelo, mto obrigado pela UTI AGEPOL, seu torresmão gigante!

    ResponderExcluir
  34. A resposta da questão de lógica numero 68 a resposta é (figura 1) e não figura 4......a figura 6 será a 60, 120, 150 156, 162, 168...então a próxima é a 1 (169)......

    Moreno Henrichs Huschak

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara não é não... É a 4 mesmo, leia o enunciado da questão com atenção...
      A figura 1 já está repetida na 6, a figura 2 se repetirá na 7, a 3 na 8 e assim por diante...

      Excluir
    2. esta repetida, mas ainda assim é a figura 1 e 6, ela pode estar repetida mas é contada tbem....

      Excluir
    3. Cara, resolve assim:

      figuras 6-10 = figuras 1-5, na ordem. depois 11-15 igual 1-5, dpois 16-20 igual 1-5.......

      166-170 = 1-5 logo 169 = 4.

      Nao sei c deixei claro. foi o metodo q eu usei.

      Excluir
    4. Estou de acordo c vc....li e reli o enunciado e falhei nessa....enfim.....valeww.....mas provinha sussa mesmo......

      Excluir
    5. Ohh jumentisse se a figura 6 é igual a 1 então todos os multiplos de 5 vao ser a 5, logo 169 vem antes de um multiplo de 5 entao é 4.

      Excluir
  35. Os professores do goe são excelentes. Consegui errar duas questões de CTB, pois faltei a primeira aula do Prof. Morishita. Até o momento gabaritei lógica, penal e informática, provavelmente criminologia. Boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
  36. pessoal que deixar para a última hora... fiquem atentos... não pode ter mais do q 4 pontos na carteira para adicionar a categoria D.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fala bobagem, amigo... pode ter 1000 pontos na carta pra poder adicionar a D... não pode ter multa GRAVISSIMA ou GRAVISSIMA... ou ser reincidente em multa MÉDIA.. ou seja, se tiver 100 multas leves, voce pode tirar carta D sem problemas !

      Excluir
    2. tem razão roberto... pessoal da auto-escola apenas verificou se eu tinha mais do que 4 pontos... infrações leves estão liberadas... rss se tiver duas médias já era... só depois de 12 meses.
      Para habilitar-se na categoria D (Veículos de transporte de passageiros, com lotação puperior a 8 (oito) lugares).
      1. Ser maior de 21 anos;
      2. Estar habilitado na categoria B no mínimo há dois anos ou na categoria C no mínimo há um ano;
      3. Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses;
      4. Ser aprovado em curso especializado e em treinamento de prática veicular em situação de risco, nos termos da normatização do Contran;
      5. A CNH deve estar registrada no município onde foi solicitado o serviço;
      6. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deverá estar em situação regular (não ter sido cassada ou suspensa);
      7. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deverá estar dentro do prazo de validade.

      Excluir
  37. No edital tinha um modelo de declaração pra conhecimento prático em digitação. Ele terá que ser entregue juntos com os documentos, ou vai ter alguma especie de prova de digitação antes?

    ResponderExcluir
  38. Segunda fase Investigador, provável que escrivão também. AGEPOL 74 acertos, 92,50%.
    Obrigado primeiramente a Deus e aos professores e toda a equipe do GOE!!!

    ResponderExcluir
  39. Prof. Farid, poderia por gentizar me explicar o porquê da questão 6 ser a letra B. Eu sempre achei que não se iniciava frase com pronome oblíquo átono, mas pelo visto SE não era pronome oblíquo na frase né? Estranho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo nesse caso o Se e uma conjuncao .
      nesse caso o Se nao e pronome obliquio.

      Excluir
  40. a 58 de criminologia acho que não cabe recurso... mas a 53 sim... a má distribuição de renda também influencia... resta saber se influencia em "todos os índices criminais" quais são esses índices?... e o crescimento populacional também... mas diz que "sempre eleva os índices criminais"... mas quando é que não eleva então? pra mim tem 3 corretas...

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde pessoal.

    Vejo pelos comentários, que a prova foi facilmente "destruída" por todos. Resta agora saber se a média da inteligência e dedicação dos outros candidatos será grande o suficiente para nos colocar no fim da fila..

    Eu fiz 71 de 80 (88,75 pts). Não sei se passo na média de corte, mas acho que tenho chances. Já fiz a mudança de categoria para "D", então a gente fica na esperança certo?

    Sorte a todos que precisarem, e meus parabéns. Sei que quem gosta "da coisa" (Polícia) não se satisfaz com outros sabores e cores.. É na veia mesmo.

    Sucesso carinhas.. E GOE, e todo o pessoal aí (que não conheço de verdade, apenas acompanho tudo aqui de longe do interior de SP) obrigado pela cooperação e apoio. Só que está atrás dos livros é que sabe o sufoco.

    M.E.K.

    ResponderExcluir
  42. Fiz 65, 80,00%
    Espero conseguir! :)

    A UTI Me ajudou e muitoooooo!!!!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  43. Pessoal, postem as notas nesse site, tem um ranking lá...

    http://www.notadecorte.com.br/Base_2.php?p=Rankings_V&idVagas=5885

    ResponderExcluir
  44. GOE, acertei 86,25% (69 acertos), com essa pontuação eu fico na primeira chamada?
    Obrigado Mesmo pela UTI!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  45. vamos colocar as notas para termos uma ideia de nota de corte, tem um site legal para isso: http://www.notadecorte.com.br/
    vamo lança ai galera, o site só divulga a nota depois que um determinado numero de pessoas informa, e eles quase sempre acertam.

    ResponderExcluir
  46. Pessoal cadastrem sua nota no site

    http://www.notadecorte.com.br/

    O GOE é onde estão os candidatos mais fortes e a nota de vcs (nós) vai fazer a diferença no calculo do corte deles ... publiquem lá estou ansioso pra ver se fico entre os 400 pra ja dar andamento no meu caminho ... se deus quiser finalmente RUMO ACADEPOL

    ResponderExcluir
  47. A questao 65 de logica nao esta no edital de Agente Policial.

    A questao de Criminologia 55 a resposta nao seria : Vitima menos culpada que o delinquente ou vitima nata?

    A questao 58 nao tem nada haver com criminologia.

    Sera que essas questoes cabem recurso?
    O que vcs acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. questão 65 esta no edital, teoria dos conjuntos, de uma olhada na resolução comentada profa. Angela.

      Excluir
    2. Concerteza, principalmente a questão 65 que não está prevista no edital.

      vamos elaborar os recursos......

      Excluir
    3. Quando tive aula no goe com o Prof Batata ele passo algumas questoes como a 65 no material ( na folhinha) estava logica de argumentacao.

      Excluir
    4. Vamos explicar melhor... Existem professores que tratam essa questão como teoria dos conjuntos, outros como diagramas lógicos e ainda outros, como lógica argumentativa. Independente disso, existia um item no edital que dizia: problemas de raciocínio lógico compatíveis com ensino fundamental... Sendo assim, será muito improvável a Vunesp anular a questão. Mas toda tentativa sempre é válida. Afinal a esperança é a última que morre, certo?

      Excluir
  48. Galera coloquem a nota nesse site http://www.notadecorte.com.br/! abs

    ResponderExcluir
  49. Professor Rodney Idankas, 80% deacertos na prova, porém falta 1 questão para informática para obter 50%... Será que alguma questão cabe recurso?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja a questão 80 - na de investigador que tb era sobre o Google, coube recurso.
      abraços

      Excluir
    2. A questão 80 de investigador com certeza só foi anulada para entrarem mais classificados na lista, somente por isso! Pois na prova de perito tinha uma questão idêntica do Google e não chegou nem perto de ser anulada! Como na prova de agente foi moleza, com certeza não irão anular, pois não vai precisar "passar" alunos....

      Excluir
    3. Nada a ver cara... A questão 80 de investigador foi anulada pois ela estava errada, a Vunesp copiou a definição do sinal ~ do site do google Brasil que foi traduzido de forma errada pelos seus funcionários.
      A tradução dizia que a busca com o ~ retornava resultados com sinônimos quando na verdade ele retorna resultado de palavras derivadas e não sinônimas (para maior entendimento veja o google.com em inglês

      ATENÇãO GALERA - a questão 80 de investigador não foi anulada por estar fora do edital e sim pelo motivo explicado acima

      Excluir
  50. Oi Pessoal,
    Desculpa a minha ignorância, mas é a primeira vez que presto concurso público e tenho uma dúvida.
    O recurso precisa ser individual? Ou seja, se alguma resposta do gabarito for revista, isso se estende a todos os concorrentes ou somente à pessoa que pleiteou a revisão?
    Muito Obrigado,
    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Marcelo. Te respondendo, o recurso vale para todos. Se 1 pessoa entrar com um recurso e for aceito, todos os candidatos são beneficiados. É questão de Igualdade...impessoalidade...essas coisas. A Questão ai é que muitos professores orientam que "1 andorinha só não faz verão." Quando chove recurso em uma questão é pq realmente existe ali algo polêmico. Quanto mais recursos melhor. O fato de alguém ter entrado não significa que vc não deve entrar tbm. Quanto mais, melhor! É mais pressão para a banca. Nenhuma banca fica bem vista quando muitos candidatos questionam uma questão...se tiver dúvida se entra ou não...te respondo: manda ver!!!

      Excluir
    2. Valeu cara!
      Já redigi e postei meu recurso. Era em relação à questão de criminologia que falava sobre os fatores que impulsionam a criminalidade.
      Considero também correta a resposta que usa o termo "todos", pois mesmo o crime contra o patrimônio tendo uma incidência mais alta, os crimes contra a pessoa, meio-ambiente, etc, também encontram sua origem na desigualdade social, fruto dá má distribuição de renda.
      Obrigado pela força!

      Excluir
  51. GOE qual sera o criterio que a Vunesp irá usar para fazer a nota de corte?
    Sera que vai ser baseado nos 78.000 escritos?
    Pelo numero dos que foram fazer a prova? ou pelos aprovados?
    Sera que a nota vai ser acima de 70?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, ler o edital do concurso é sempre bom... A nota de corte será dada por 3 X o número de vagas.

      Excluir
  52. como diz nosso mestre "tá delícia, tá gostoso", mas quem tiver dependendo de recurso esquece, fiz 67 e ainda to preocupado se fico entre os 400, até mesmo porque se ficar fora destes ainda vai ter que ter sorte se alguns destes serão eliminados.

    ResponderExcluir
  53. De acordo com os resultados das provas de investigador e escrivão que havia questões com o mesmo tema, cabe sim recurso nas questões 55 e 58 de criminologia da prova de agente policial, o problema é que nas provas anteriores eles não anularam as questões referente a teorias da pena, visto que, não esta no edital tal assunto.Vamos tentar quem sabe desta vez eles aceitam o recurso e anulam estas questões.

    ResponderExcluir
  54. Leandro por favor cade o comentario da Dr Monica de algum prof de logica.
    Queremos saber se alguma questao cabe ou nao recurso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que a Dra. Mônica terminar seu plantão e conseguir parar para escreve-los e nos enviar, certamente colocaremos nessa postagem. Quanto aos comentários de lógica, eles já estão aqui há um tempinho...

      Excluir
  55. Pessoal, antes que essa postagem fique mais poluída do que já está, vou começar a bloquear alguns comentários sem sentido e outros do tipo: "fiz tantos pontos, será que dá?" ou "tem recurso pra tal matéria?". Afinal ninguém saberá se "tantos pontos" serão suficientes até a divulgação da lista dos aprovados, correto? Qualquer resposta será uma mera especulação sem nenhuma base.
    Quanto aos recursos, se houverem, serão destacados pelos professores em seus comentários. Independente disso, qualquer um pode inventar o que bem quiser afim de convencer a banca de que tal questão deva ser anulada.

    ResponderExcluir
  56. Leandro

    A gente ( candidato) acaba ficando ancioso mas concordo ninguem pode ficar falando de nota de corte ate pq ninguem sabe.
    Alem disso eu particulamente acho injusto nota de corte ate pq o jogo e acerta no minimo 50% de cada materia correto? logico que quanto mais acerta melhor mas o candidato que faz o 50% em cada materia deveria ter o direito de ir para outra fase na minha humilde opiniao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meodeos... Tá bom, esta foi a última...

      Edital AP-12 Item V.3 – DA PROVA DE APTIDÃO PSICOLÓGICA - PAP
      2. Serão convocados oportunamente para realizar a Prova de Aptidão Psicológica -
      PAP os candidatos habilitados na Prova Preambular que obtiverem as maiores notas,
      em número de 3 (três) vezes o de vagas postas em disputa, incluindo-se aqueles
      eventualmente empatados no limite estabelecido.

      Excluir
  57. RECURSO (CRIMINOLOGIA)
    A respeito dos fatores impulsionadores da criminalidade, assinale a alternativa correta.

    (D) A má distribuição de renda influencia o aumento de todos os índices criminais de uma determinada localidade.
    (E) A pobreza influi no aumento de índices criminais de cunho patrimonial.

    A injustiça social, complementou Lidivaldo Britto, parece ser o maior dos fatores impulsionadores da criminalidade,(...). A distribuição de renda neste país é perversa e a desigualdade social é gritante, assinalou Britto, acrescentando que alguns programas sociais tentam reverter esse quadro, mas o descompasso é muito grande.
    ( http://mp-ba.jusbrasil.com.br/noticias/2032736/desigualdade-social-fomenta-aumento-da-criminalidade)

    ...No entanto, PASSOS ressalta que a pobreza em si não se constitui num fator de predeterminação ao cometimento de crimes. Apenas pode influir, mas não necessariamente taxará o pobre como criminoso. A má distribuição de renda ajuda no aumento do cometimento de crimes, sendo que a grande maioria de crimes está ligada aos crimes contra o patrimônio...

    (http://jus.com.br/revista/texto/18772/a-formacao-da-fundada-suspeita-na-atividade-policial-e-os-desafios-da-seguranca-publica-no-estado-democ

    ResponderExcluir
  58. Entende(m)-se por prevenção primária
    (A) aquela dirigida exclusivamente ao preso, em busca de sua reinserção familiar e/ou social.(Terc.)
    (B) as políticas públicas dirigidas aos grupos de risco.(Seg.)
    (C) o trabalho de conscientização social, o qual atua no fenômeno criminal, em sua etiologia.(Prim.)
    (D) aquela que age em momento posterior ao crime ou na iminência de seu acontecimento.
    (E) as ações policiais dirigidas aos indivíduos vulneráveis.

    Face a existência de inúmeros conceitos de prevenção, considerando os mais variados critérios (relevância etiológica, destinatários, fins perseguidos), logrou-se definir três classificações:
    a) a Prevenção Primária, que consiste nos programas de prevenção destinados a criar os pressupostos necessários para a neutralização das causas do crime (enfoque etiológico), como a educação e a socialização;
    b) a Prevenção Secundária, que foca sua atenção em "quando" e "onde" o conflito criminal se manifesta ou exterioriza, orientando-se seletivamente aos grupos que ostentam maior risco de sofrer ou protagonizar o delito;
    c) e a Prevenção Terciária, que se dirige aos condenados, segregados, pois consubstancia-se nos programas que visam evitar a reincidência.
    Apesar de conceitos diferenciados, "os diversos programas de prevenção primária, secundária e terciária complementam-se e são compatíveis"

    (http://jus.com.br/revista/texto/13437/prevencao-situacional)

    ResponderExcluir
  59. No que concerne à prevenção do delito, de acordo com o Código Penal Brasileiro, assinale a alternativa correta.
    (D) O legislador penal brasileiro adotou a teoria mista, também denominada eclética ou unitária da pena.

    Teoria Mista, Eclética, unitária, unificadora ou intermediaria:
    Essa teoria acabou por juntar as duas outras teorias. Segundo ela, a pena é retribuição e prevenção, esta foi a teoria adotada no Código Penal Brasileiro expressamente no artigo 59 “caput”:

    Art. 59 - O juiz atendendo à culpabilidade, aos antecedentes, à conduta social, à personalidade do agente, aos motivos, às circunstâncias e conseqüências do crime, bem como ao comportamento da vítima, estabelecerá, conforme seja necessário e suficiente para reprovação e prevenção do crime.
    http://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp?id=2528

    É isso aí galera espero que ajude.
    Boa sorte aos que vão pro PAPI.
    Um forte abraço.
    V8

    ResponderExcluir
  60. Será que alguém sabe como funciona o PAP da Vunesp? Quais são os testes, se tem ou não entrevista? É realizado em um único dia?

    ResponderExcluir
  61. Leandro, Por gentileza, gostaria de saber se o Professor Rodney Ikandas vai entra com recurso na quetão 80 do google....pois erre essa de besteira....seria mais uma ponto pra mim.....na prova de investigador, ele conseguiu recurso.

    obrigado

    abraço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, quem entra com recurso é você, não o professor. Sendo assim, use os argumentos expostos na questão de investigador e adapte a essa. Fácil, fácil... Coragem!

      Excluir
    2. então....falei com o Professor Rodney hoje no facebook.....ele disse para que eu procura-se você Leandro....

      aguarda uma opinião sua, pois não sei que ele te mandou....pois se for a mesma coisa eu pego no blos do goe clarentiano.

      Excluir
  62. GOE,

    o psicoteste será com as psicólogas da ACADEPOL (na acadepol ou DGP/DAP) ou pela VUNESP, igual ao da PM e SAP?

    ResponderExcluir
  63. "Com isso o nr. atual de vagas para Agepol passará de 391 para 1.391, tomara!!!"

    ATÉ PARECE! SE ISSO VIRAR (DESDE 2011 ROLA ESSE PAPO) A VUNESP VAI FAZER MAIS 2 CONCURSOS SEPARADOS.
    Não vão sair chamando não.
    Vide os concursos da SAP, eles fazem, cortam uma galera no psicológico (à toa ao meu ver) e menos de 1 ano depois, abrem novamente pra mais vagas. O motivo? Não sei se é selecionar melhor, ou arrecadar mais, mas enfim, a VUNESP não vai fazer UM CONCURSO pra mais de mil vagas de agente, com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que levar em conta que o concurso tem validade mínima de 2 anos , podendo ser prorrogado por igual período. Logo se durante esse 2 anos forem criadas novas vagas de Agepol eles tem que chamar os remanescentes, caso semelhante ocorreu recentemente com o concurso de Delegado de Polícia 2011. Claro que nada impede de haver novo concurso para isso bastar que quando acrescentarem as tais 1000 vagas não haja candidatos suficientes aprovados no AP-12 logo se aproveitam os remanescentes e os demais cargos vagos ficam a disposição de um novo concurso.

      Excluir
    2. As 1000 vagas estão rolando já a algum tempo, só não virou ainda porque o projeto inicial que era só transformar as 1000 vagas dos "Trancas" (Antigos carcereiros), mudou e não vai só transformar as vagas em aberto mas tambem restruturar todos os "trancas" em agentes, por isso a demora....se não já era pra ter virado!!! Mas como ano que vem é ano de Copa do Mundo, tudo pode mudar!

      Excluir
  64. será que cabe recurso na questao 75 que fala menu de formulas do ms-excel 2010 sendo que o termo correto é ''guia'' não menu

    ResponderExcluir
  65. Não é por nada não, mas tem gente que teve um desempenho extraordinário nas matérias, e por um azar ficou por uma questão em determinada matéria. E caso essa pessoa consiga essa questão por recurso, vai deixar pra trás quem fez 50% das matérias com nota razoável. Então não estimule quem não passou a entrar com recurso. Não é egoísmo, é sobrevivência.

    ResponderExcluir
  66. Galera, leiam com atenção as questões!

    Na questão 53 de criminologia, a resposta está correta!

    Notem que a resposta diz que "a pobreza INFLUI no aumento de índices criminais de cunho patrimonial".

    Portanto, não está dizendo que a pobreza necessariamente vai aumentar os índices criminais de cunho patrimonial, mas vai apenas INFLUIR no aumento desses índices!

    E pra quem está achando que a alternativa que falava da má distribuição de renda também está correta, prestem atenção nas informações que a alternativa traz... a alternativa diz que "a má distribuição de renda influencia o aumento de TODOS OS ÍNDICES CRIMINAIS de uma determinada localidade".

    Portanto, essa generalização de "TODOS OS ÍNDICES CRIMINAIS" é o que torna a alternativa errada, pois existem alguns tipos de crimes que não são influenciados pela má distribuição de renda. Um exemplo seriam os crimes sexuais.

    ResponderExcluir
  67. A questao 80 de informatica foi dada pelo Prof em sala de aula quando o edital fala sobre navegadores vai pedir o mais usado que e com certeza o GOOGLE.
    Questao facil simples para quem leu a folhinha de estudo do Claretiano.

    ResponderExcluir
  68. Alguém já participou de algum teste psicológico aplicado pela vunesp?

    ResponderExcluir
  69. Galera as questões 74 e 75 de informática são passíveis de recusos, explico:

    No enunciado das questões está escrito MENU, que se refere ao Windows 2007.Na configuração atual conforme dito em sala de aula o correto é ABA,ou seja, fora dos padrões e respectivamente fora do edital.Se ajudar alguem...

    ResponderExcluir
  70. Gostaria de saber se alguem entrou com recurso em alguma questão de direito, se pode me auxiliar? preciso apenas de 01 questão. Grata.....

    ResponderExcluir
  71. GOE Claretiano, vi uma notícia que me deixou em dúvida:
    "A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) rejeitou, nesta quarta-feira (6), projeto de lei do Senado (PLS 199/2006) que autorizava a extensão do porte de arma para peritos criminais e de medicina legal e papiloscopistas que atuam nos Institutos de Criminalística, de Identificação e de Medicina Legal."

    PAPILOSCOPISTA E AUXILIAR DE PAPI NÃO TEM PORTE DE ARMA, OU, NÃO TEM PORTE DE ARMA FORA DE SERVIÇO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta besteira... O cara ta preocupado se possuí arma de fogo? Vc pesquisou sobre a carreira ou caiu de gaiato aqui? Todo policial civil passa por treinamento e academia. O PAPILOSCOPISTA POLICIAL - AUXILIAR DE PAPILOSCOPISTA POLICIAL - Todos tem arma e a funcional lhe da o porte. Toda carreira que terminar com POLICIAL tem poder de polícia porte de arma, carga do estado etc.....Ao invés de se preocupar com isso, porque não vai estudar??? Att RIL

      Excluir
  72. cada um tem o direito de recorrer, mas eu acho que recorrer NESSA PROVA é besteira, por dois motivos:
    - A PROVA TAVA MUITO FÁCIL. QUEM TÁ PRECISANDO DE RECURSO PRA PASSAR, FOI MAL NO GERAL E VAI FICAR ABAIXO DA NOTA DE CORTE.
    - DEFERIDO O RECURSO, TODOS GANHAM O PONTO, ENTÃO NÃO MUDA QUASE NADA A CLASSIFICAÇÃO GERAL, QUEM ACERTOU 65 QUESTÕES OU MENOS DEVE FICAR DE FORA DA PRÓXIMA FASE.

    ResponderExcluir
  73. GOE, DA UMA OLHADA NESSA MATERIA, SERA QUE NAO VAI PODER MAIS TER PORTE PAPILOCOPISTA?

    Você está aqui: Portal de notícias › Matérias › Comissões

    06/03/2013 - 15h25 Comissões - Constituição e Justiça - Atualizado em 06/03/2013 - 15h42
    Rejeitada extensão de porte de arma para peritos criminais
    Enviar notícia por e-mail Imprimir

    Simone Franco

    A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) rejeitou, nesta quarta-feira (6), projeto de lei do Senado (PLS 199/2006) que autorizava a extensão do porte de arma para peritos criminais e de medicina legal e papiloscopistas que atuam nos Institutos de Criminalística, de Identificação e de Medicina Legal. A matéria havia recebido parecer pela aprovação do relator, senador Luiz Henrique (PMDB-SC), e pretendia alterar a Lei nº 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento), que regula o registro, a posse e a comercialização de armas de fogo e munição no país.

    ResponderExcluir
  74. Vcs ficam falando de recurso, cobrando professores, reclamando, ligando e acabam por deixar todo mundo puto da vida...e com razão!!! Se usassem essa mesma determinação para estudar, não iam precisar mendingar pontos usando a paciência dos outros.

    ResponderExcluir
  75. Recurso à questão nº 65 da Prova Preambular de Agente de Polícia realizada em 10/03/2013

    A questão pergunta sobre a conclusão do silogismo cujas premissas são:
    I. Existem policiais civis que concluíram o ensino superior.
    II. Todos os policiais civis são esforçados.

    Essa questão exige do candidato conhecimento da Lógica Aristotélica a respeito de argumentações dedutíveis e silogismos. Porém tal conteúdo não consta no Edital nem no Edital de Retificação para o provimento de cargos iniciais, vagos na Carreira de Agente Policial – AP 1/2012, realizado pela VUNESP.

    O edital divulgado, em seu anexo III constava que na prova de Noções de Lógica seriam cobrados os seguintes assuntos:
    4. Noções de Lógica
    4.1. Razão e proporção.
    4.2. Grandezas proporcionais.
    4.3. Porcentagem.
    4.4. Regras de três simples.
    4.5. Teoria dos conjuntos.
    4.6. Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e irracionais).
    4.7. Operações com conjuntos numéricos.
    4.8. Sequências lógicas com números, letras e figuras.
    4.9. Problemas com raciocínio lógico, compatíveis com o nível fundamental completo.

    Porém de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, que pode ser encontrado em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf, não são temas do Ensino Fundamental o Silogismo e/ou a Lógica Aristotélica sendo assim a referida questão cobra matéria não constante no edital e, sendo o edital a lei que rege o certame e vincula tanto os candidatos quanto a Administração Pública a ele, é inaceitável que se mantenha no certame uma questão que cobra matéria não constante nele.
    Por essa razão é imperiosa a anulação da questão, corroborando, segue entendimento do STF:
    EMENTA: AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO. CONSTITUCIONAL. CONCURSO PÚBLICO. ANULAÇÃO DE QUESTÃO.
    1. Anulação de questão não prevista no edital do concurso.
    2. O Supremo Tribunal Federal entende admissível o controle jurisdicional em concurso público quando "não se cuida de aferir da correção dos critérios da banca examinadora, na formulação das questões ou na avaliação das respostas, mas apenas de verificar que as questões formuladas não se continham no programa do certame, dado que o edital - nele incluído o programa - é a lei do concurso". Precedente. Agravo regimental a que se nega provimento.

    ResponderExcluir
  76. gostaria de saber se em direitos humanos e constituicao federal alguma cabe recurso se alguem aqui dp blog pode informar nos comentarios ou se o leandro souber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que o Prof. Tiago falou, não há questões passíveis de recurso nessas disciplinas.

      Excluir
  77. Pessoal, vocês acham mesmo que adianta entrar com recurso de alguma coisa?
    Alguém que precise de RECURSO pra pontuar 50% de cada matéria FOI MUITO MAL, A PROVA ESTAVA DADA, QUEM ESTUDOU POR 1 MÊS PELO MENOS JÁ PASSARIA.
    De que adianta entrar com recurso, daqui a pouco vão querer entrar com MS também...
    Se fosse na prova de tira ou escrivão ok, mas ESSA, a nota de corte vai ser alta, quem errou mais do que 15-20 questões ESTÁ FORA.
    Com o recurso todos ganham o ponto e nada vai mudar, fica "aprovado" mas no final da lista.
    Não seria mais produtivo usar esse tempo ESTUDANDO PRA OUTROS CONCURSOS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, seria mais produtivo estudar. O problema é que maioria das pessoas não está disposta e se esforçar. Sabe como é, "por que estudar se posso tentar fazer do jeito mais fácil?"..

      Acho que deveriam lutar pela vaga de Aux. de Papiloscopista, visto que teriam tempo para se preparar, fora o fato de que não precisariam gastar R$ 1.500 (mais ou menos) pra mudar a categoria da C.N.H. para "D".

      MAS.. Vamo que vamo. Acho que com a minha pontuação, estou classificado.

      PS: Pessoal do GOE aí (Leandro, e professores que nunca conheci): vocês estão de parabéns. Paciência e dedicação pra aguentar a pressão de toda essa gente. Êta povinho difícil hein?

      Vamo que Vamo!

      Excluir
  78. GOE,

    poderiam confirmar, estão falando que será a própria ACADEPOL que vai aplicar o PAP e o TAF, a vunesp é só a primeira fase mesmo, isso procede?

    ResponderExcluir
  79. Eu tenho uma dúvida e gostaria de alguma ajuda:

    É o seguinte, eu vou impetrar recurso em questão de Criminologia, no formulário pede o "questionamento" e depois o "embasamento"

    No caso do embasamento tenho o que foi postado pela Prof Monica, mas o questionamento, o que eu teria que colocar?

    PS: Nunca entrei com recurso antes, por isso não sei o que escrever!

    ResponderExcluir
  80. A verdade é uma só o edital desse concurso foi tecido completamente fora do padrão começando pela idade minima de 18 anos de idade, sendo que o codigo brasileiro de transito é claro, Art. 145. Para habilitar-se nas categorias D e E ou para conduzir veículo de transporte coletivo de passageiros, de escolares, de emergência ou de produto perigoso, o candidato deverá preencher os seguintes requisitos:

    I - ser maior de vinte e um anos;

    II - estar habilitado:

    a) no mínimo há dois anos na categoria B, ou no mínimo há um ano na categoria C, quando pretender habilitar-se na categoria D; Entrei em contato telefônico com a Academia de Policia para tirar essa duvida a funcionária do setor de concursos me passou que eles não tem o que fazer até o TAF, deixando claro que eles não como saber quem é quem até a entrega dos documentos , deixando várias duvidas quantos alunos entre 18 e 20 anos estão inscritos ?, eles serão adicionados lista de aprovados ?, quanto ao alunos acima de 21 anos que não possuem categoria D, que não conseguir apresentar a CNH no prazo , será chamado outro candidato imediatamente para seu lugar ?, tudo poder ser legal, mas não deixa de ser imoral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Affs... denovo esse lenga lenga... Requisito : Ser maior de 18 anos. Outro requisito ter CNH D. Se pra ter D tem que ter 21 e ter 21 se enquadra em ser maior que 18, qual a dificuldade?

      Investigador... Ser maior de 18 anos.. Possuir diploma de ensino superior.. Faculdade minima 2 anos, então ta errado o edital...

      Vai arrumar o que fazer, tudo tem seu tempo, não coloque o carros na frente dos boi...

      Excluir
  81. Isso gera uma duvida danada porque adição de categoria no caso categoria D,minimo leva de 30 a 45 dias para realização das aulas teóricas de direção defensiva, primeiros socorros, sem dizer que o aluno terá que fazer o teste pratico obrigatório em micro ônibus, e isso não é sinônimo que o candidato será aprovado, e com grande probabilidade de ser cortado do certame.

    ResponderExcluir
  82. Segue recurso de Agepol sobre a questão 49 - Criminologia.


    Questionamento:

    Na questão 49 de criminologia existe 2 respostas que estão corretas, sendo que a Criminologia é uma ciência empírica e não é uma ciência multidisciplinar e sim interdisciplinar, como apontada na resposta do gabarito "C". Várias literaturas convergem para estas disposições, sempre apontando que esta matéria é uma ciência empírica e uma ciência interdisciplinar e não multidisciplinar. No livro "Criminologia" da professora e Delegada da Polícia Civil de São Paulo, Mônica Resende Gamboa, na página 21 - Métodos de Estudo da Criminologia - item 6.2 Interdisciplinaridade, parágrafo 2°, onde diz "O método interdisciplinar de estudo não deve ser confundido com o método Multidisciplinar, pois no primeiro há uma verdadeira integração e cooperação entre as ciências, equanto no segundo, limitam-se essas a trabalharem em parcerias, lado a lado, porém, com visão distinta sobre o problema".

    Embasamento:

    A alternativa “C” igualmente poderia ser assinalada como correta, pelas razões anteriormente fundamentadas na prova de Escrivão de Polícia (EP-1/12). Leciona Lélio Braga Calhau que “a Criminologia procura utilizar a visão interdisciplinar e, não a multidisciplinar, na análise do fenômeno criminal. A Criminologia busca mais que a multidisciplinaridade, que ocorre quando os saberes parciais trabalham lado a lado em distintas visões sobre um determinado problema enquanto que a interdisciplinaridade existe quando tais saberes se integram e cooperam entre si”. (CALHAU, Lélio Braga. Resumo de Criminologia. Ed. Impetus, 5ª edição. Pg. 10/11. Rio de Janeiro, 2009. Contrariamente, para aqueles que insistem na multidisciplinaridade da Criminologia acreditando ser tal ciência uma mera confusão desconexa de diversas disciplinas matrizes – consequência da unidade da ciência onde todas são, em geral, multidisciplinares, igualmente estaria correto assinalar a alternativa “C”.(Maíllo. Alfonso Serrano. Introdução à criminologia. Ed. RT. Pg. 38/39. São Paulo, 2008).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. segundo KARINNE BRAGA FERREIRA:
      '' A criminologia é uma ciência INTERDICIPLINAR, uma vez que se vale de outras disciplinas e matém relações com elas, que também ocorrer no fenômeno criminal; é uma ciência MULTIDICIPLINAR por que trata o crime sob diversas prespectivas e aspectos ...''
      tem autores que consideram tanto interdiciplinar quanto multidiciplinar, nao excluindo uma ou outra
      creio que está nao caberá recurso haja vista que há autores que alegam ser ambas

      Excluir
  83. Recurso questão 53 (criminologia).

    Questionamento: A questão 53 da versão 1, merece ser anulada em razão da existência de três alternativas que podem ser consideradas corretas.

    Embasamento: Ressaltamos brilhantismo e o sempre demonstrado saber jurídico que marca a emérita Banca Examinadora da Fundação VUNESP, no entanto, entendemos não andar bem quanto à questão 53 da versão 1, senão vejamos: O gabarito preliminar apontou como correta a alternativa ´´E´´ (A pobreza influi no aumento de índices criminais de cunho patrimonial). A questão versava sobre os fatores impulsionadores da criminalidade e tinha um conteúdo subjetivo que trazia diferenças sutis, quase imperceptíveis, de modo que na alternativa “B” o excesso que a torna errônea é a palavra “sempre”, generalizando a situação que se repete na alternativa “C” que poderia ser considerada correta frente à criminalidade desenvolvida nos crimes do colarinho branco, onde o aumento do poder aquisitivo de determinado grupo social fomenta a ambição elevando os índices de crimes empresariais e econômicos. A hipótese apresentada na alternativa “D” também poderá ser considerada correta, uma vez que, a injustiça social atua como fator altamente criminógeno comprovado por meio de estudos econômicos que comparou a desigualdade de renda e o aumento das taxas de criminalidade nos municípios. Citando referências de Estudos Econômicos como o apresentado por Mendonça et al (2003), ´´Um modelo mais recente, que busca inserir a variável desigualdade de renda diretamente como um determinante da criminalidade. A principal inovação desse modelo é introduzir na clássica estrutura de escolha racional a variável "renda de referência", a qual condiciona as expectativas de consumo dos indivíduos. A impossibilidade de atingir esta renda no mercado de trabalho formal gera incentivos para que os indivíduos recorram ao crime em busca de renda adicional. Este modelo capta, de alguma forma, o conceito de frustração ou privação relativa do agente, o qual é proporcional à diferença entre a renda de referência e a renda factível no mercado de trabalho. Uma maior desigualdade de rendimentos aumenta essa diferença e, por consequência, amplia a frustração. Nessa construção teórica introduz-se o índice de Gini como uma variável explícita do modelo, pois até então a desigualdade era tida como um determinante indireto do fenômeno da criminalidade.´´ http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-41612011000100007&script=sci_arttext Solicito, portanto, a reavaliação por essa Digna Comissão da questão supra citada, a fim de ser anulada, pois a mesma encontra-se em desconformidade, tendo como corretas três alternaivas, gerando dúvida e confusão ao candidato.

    ResponderExcluir
  84. Pessoal pelo amor de Deus na boa com toda humildade estou dizendo pra voces...PARA DE FICAR PROCURANDO PELO EM OVO...!
    Eu fiz 61 questoes dessa prova de agente, sei que pra mim nao deu e nao é infernizando os professores e o claretiano pra ter 1 ou 2 recursos que eu vou passar nao. Tem uma galera ai que fizeram 70 questoe e ate mesmo gabaritaram a prova, nao vai ser 2 questoes que vai te passar.
    Na moral para de ficar procurando coisa em edital onde nao existe ou ficar correndo atras de recurso enchendo todo porque nao vai adiantar.
    Vamos estudar para Papi e arrebentar galera...!
    VOLTO A DIZER PROFESSORES VALEU POR TUDO QUE EU APRENDI...VOCES SAO FODA!
    Nao passei ainda mas meu sonho eu nao abro mao e quando eu concretizar irei pessoalmente dar um abraço em cada um de voces e dizer OBRIGADO!

    Fiquem com Deus e boa sorte pra quem ira fazer a prova de papi...

    Leandro Sanches

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, 61 questões vai hein, não desanima não, pensa positivo!
      Fiz 60 e não paro de pensar no dia do resultado aqui.
      Deus sabe o que faz.

      Excluir
  85. Leandro, é isso ai que o parceiro disse, cara. Eu fiz 63 questões e não estou desanimado, meu irmão me disse que eu estou entre os 500, pelo menos! Acredito que até quem fez 58 questões vai estar no bolo dos 1100 convocados. Se eu estivesse feito 68 questões, teria certeza que tinha passado dentro do número de vagas. E não esqueça, esse pessoal que está nas cabeças é tudo de Investigador e de Escrivão! Vai dar tudo certo para nós, pense positivo.

    ResponderExcluir
  86. Cada um busca o que achar melhor para si.....aqui a democracia deve reinar...em relação aos estudos particularmente eu faço minha parte pois se ninguém quiser estudar e se preocupar com recursos que sejam felizes !!
    Resumindo cada um cuida do seu, eu particularmente nao me preocupei com os Recursos porem respeito e acho justo quem o faça!!

    ResponderExcluir
  87. PESSOAL SOU DE CAMPINAS E AMANHA VOU ATE SAO PAULO PARA FAZER A AULA DE PAPILOSCOPISTA, ALGUEM JA FEZ ESSA AULA DE QUESTOES?...É BOA????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente! Faça um favor de não beber mais água daí.

      Excluir
    2. Esta Brincando?
      Pode Vir amigo! a aula é the best de Sampa...
      Fiz a UTI e achei o máximo, meu amigo esta fazendo essa aula e disse que vai passar para Papi...

      Excluir
  88. Colegas se for possível aponte as notas nesse site:

    http://www.notadecorte.com.br/Base_2.php?p=Rankings_V&idVagas=5885

    Dessa forma poderemos verificar a posição, mais próxima.

    ResponderExcluir
  89. Pessoal:

    Liguei na VUNESP agora mesmo, para perguntar se existia alguma "previsão" para a liberação da lista de Classificação.. Enfim, uma base para que eu pudesse ter uma idéia de quando eles iriam se manifestar.

    O termo usado foi "semanas".

    Bem.. eu espero que eles liberem o quão antes esta classificação.

    Boa sorte para todos nós.

    ResponderExcluir
  90. Amigos não deixem de assistir pois é de interesse de todos.
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=cJVIlBvBHck#!

    ResponderExcluir
  91. nossa esse site é muito bom...parabéns

    ResponderExcluir
  92. ATENÇÃO,GALERA !!

    LIGUEI HOJE NA VUNESP,ÀS 17:15,ME INFORMARAM QUE O RESULTADO SAI QUINTA -FEIRA DIA 21.... FINALMENTE !!!!!

    RUMO À ACADEPOL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para com isso cara ?..fala que é mentira .....mas eu queria que fosse verdade ...rs

      Excluir
    2. Acho q te responderam errado, o que deve sair dia 21 é pra escrivao.

      Excluir
  93. Marcelo, acredito que essa informação que lhe passaram não procede. É só tomar como base o concurso de Escrivão, que nem saiu o resultado e teve 70 mil inscritos a menos. Nunca vi a VUNESP publicar um resultado de um concurso em 11 dias! Creio que o resultado só seja publicado por volta de 15 de abril.

    ResponderExcluir
  94. Ligue na Vunesp hoje e fui informado que ainda esta em fase de analise de recursos e que os concursos da Policia Civil não tem cronograma, sendo assim, não tem datas previstas. Você deveria se preocupar em treinar para as próximas etapas ao invés que ficar falando merda. TSC... TSC...
    Guerreiros Goe, quem teve nota superior a 60, começem a treinar e parem de querer adiantar as coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nota superior a 60 questões corretas? Eu fiz apenas o intensivo do GOE e me ajudou muito, passei na prova mas com 51 questões corretas.

      Excluir
  95. Aos anciosos, pasei um e-mail para a vunesp e me responderam:
    Prezado(a) Candidato(a),

    Agradecemos o envio do seu e-mail.

    Não temos previsão para divulgação de resultados e classificação , por favor acompanhe regularmente o site da Vunesp.

    ResponderExcluir
  96. pessoal que ta preocupado com nota de corte , calma .. eu prestei para AEVP, e tinham 350 vagas classificaram 4mil depois do TAF, o psicológico derrubou metade , entre os candidatos que ficaram na entrega de documentos e desistiam sobraram 1700, e ja foram chamados para posse 1300... isso que o concurso era pra 350, então se for abrir as 1000 vagas para agente policial a nota de corte não pode ser tão alta. baseando no concurso da SAP de agente de escolta .quem precisar da lista dos classifcados, para esse concurso de 2008 ta na mão.

    ResponderExcluir
  97. acho válidos os comentários dos colegas, de certa forma estamos tentando ajudar uns aos outros, mas:

    O CONCURSO NÃO É PRA MIL E TANTAS VAGAS. É muito mais provável a VUNESP fazer OUTRO CONCURSO do que triplicar o número de vagas desse.
    Prova disso? O concurso da SAP (AEVP) que o amigo aí falou, ao invés de FAZER UM COM MAIS VAGAS, FIZERAM DOIS, 1 EM 2012, 1 EM 2013. O motivo eu não sei, se é pra selecionar melhor, pra ter mais inscrições, só sei que tinham candidatos SOBRANDO e não chamaram, aliás cortaram muitos no psicoteste.
    Esse papo das mil vagas de carcereiro/agente tem DESDE 2011, não contem com isso, será muito bom quando liberarem essas vagas, mas não dá pra contar com isso.
    Sobre o prazo de recurso, a VUNESP leva no mínimo 5, 6 semanas, se não levar mais já que pelo visto MUITOS vão tentar ganhar no grito, recorrendo das questões que erraram...
    faz parte do jogo, agora é esperar, concurso é isso aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu amigo o nosso edital é valido ate 2015 então eles não podem abrir outro concurso se não cabe mandato de segurança,com todos estes eventos que terão no brasil eu acho quem acertar 50% da prova todos vão, não na primeira chamada mais vão

      Excluir
  98. eu acho que apesar de ser equivalente, o concurso da SAP não serve muito de parâmetro, a SAP é bem diferente da ACADEPOL/PC.

    ResponderExcluir
  99. amigo, o cargo de AEVP é muito novo, tem poucos na ativa, a SAP é também muito nova, por isso tá ampliando, estão liberando os PMs das muralhas e colocando os AEVPs, aos poucos.
    Não vão chamar mil e tantos pra agente eu acho, o que vai ter é um novo concurso ano que vem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde vc está equivocado não existe nenhum PM em muralha de presídio já a muito tempo

      Excluir
  100. Muito se tiver novo concurso , assim o pessoal que fico por poucas questões, teram a segunda chance estudando um pouco mais ....que venha as 1000 vagas .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom galera o governo deveria liberar essas vagas para agente policial e dar chances para quem acertou 50%,pois existem mais de 10 delegacias que não abrem finais de semana é mole.vejam bem fui assaltado domingo,os ladroes me abordaram,me deram geral,levaram minha moto,meus documentos e fui fazer o boletim de ocorrencia.e a delegacia estava fechada.ai te pergunto,estamos loucos para trabalhar e as delegacias não funcionam finais de semana.só em guarulhos são 7 dp,1 dp do ipiranga

      Excluir
  101. nota de corte ja divulgou a mpc ! agluem sabe qual foi a nota divulgada por eles ?

    ResponderExcluir
  102. bom galera estive pesquisando e perito tem 56 vagas x 3 da 168,certo.habilitados na prova da mais de 500,só que convocaram quem tem a nota 61,25 pra cima.quem tem a nota abaixo nao ta na lista do tap,reparem isso.escrivao tem 983 habilitados para 244 vagas

    ResponderExcluir
  103. Em quantos meses vcs acreditam que aconteceram o tap e o taf ?

    ResponderExcluir
  104. Meus amigos o nosso edital é valido até 2015, então quem fizer 50% da prova todos irão devido Copa do Mundo , Olimpíadas e Copa das Confederações no BRASIL,talvez não na primeira chamada mas todos vão,boa sorte.

    ResponderExcluir
  105. bom meus amigos,se baseando nas datas de perito e investigador para segunda fase,em perito levou 15 dias entre lista de habilitados e convocados,para investigador levou 18 dias,vcs viram,é dia 07/04 a prova escrita,então agente policial é dia 12/04 sai a lista de habilitados e tomara a deus que não tenha nota de corte para o tap que vai ser divulgado uns 15 dias depois.ja escrivao é daqui uns 10 dias a lista de convocaçao para a segunda fase.vcs vão ver.

    ResponderExcluir
  106. olá guerreiros , estou com duvida para saber se o recurso vem antes da nota de corte ou se caberá recurso em Informática pois acertei 61 questão faltando 1 ponto em informática desde já agradeço .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih, meu caro, já era então.

      Já expirou o prazo para recurso que foi até ontem, dia 03/04 no limite do último minuto (23h59).

      Boa sorte na próxima!
      Leia todo o edital ou, ao menos, dê uma folheada na parte que interessa.
      Acompanhe todo o blog daqui.

      Excluir
  107. O limite foi dia 15/03 até as 23:59

    ResponderExcluir
  108. opa agradeço pela respostas mas a dúvida era a respeito do recurso , no meu caso, eu já enviei ansiedade nos apressa a buscar coisas sem resposta mas to na torcida com todos esperando qualquer recurso em informática estamos juntos

    ResponderExcluir
  109. Saiu o resultado e não foi dado nenhum recurso. O que pode-se fazer pra tentar rever essa situação?

    ResponderExcluir
  110. Saiu o resultado pessoal!

    http://www2.policiacivil.sp.gov.br/x2016/uploads_outros/arquivos/20130409075926_5163f48e64e17_.pdf

    ResponderExcluir
  111. saiu a lista de aprovados.

    Que começe os jogos vorazes e que a sorte esteja sempre com vc.

    ResponderExcluir
  112. Obrigado caríssimos professores do Goe,vcs são muito bons, passei com 81,25. Obrigado aos funcionários e a todos que gentilmente proporcionaram um ambiente adequado para o meu aprendizado.
    Rafael

    ResponderExcluir
  113. Quem obteve a nota de menos de 81,25 ta fora? Agepol

    ResponderExcluir
  114. qual a proxima etapa ?

    ResponderExcluir
  115. Pessoal, por favor, desculpa pela ignorância....mas a lista de aprovados tem mto mais do que 3 vezes o numero de vagas...fui habilitado mas não convocado...será que é pq vai depender das próximas fases para que eles convoquem mais gente??? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      São convocados os que foram aprovados em 3x o número de vagas (incluido os que empataram em quantidade de pontos).

      Ou seja, foram convocados X carinhas que fizeram xx,xx pontos, mais Y carinhas que fizeram xx,xy pontos... Ou seja: eles pegam as melhores notas, não importando quantas pessoas tenham feito estes pontos.

      Capice?

      Excluir
  116. V.3 – DA PROVA DE APTIDÃO PSICOLÓGICA - PAP
    1. A Prova de Aptidão Psicológica - PAP visa avaliar a capacidade do candidato para
    utilizar as funções psicológicas necessárias ao desempenho do cargo.
    2. Serão convocados oportunamente para realizar a Prova de Aptidão Psicológica -
    PAP os candidatos habilitados na Prova Preambular que obtiverem as maiores notas,
    em número de 3 (três) vezes o de vagas postas em disputa, incluindo-se aqueles
    eventualmente empatados no limite estabelecido.
    3. A realização da Prova de Aptidão Psicológica - PAP acontecerá somente na cidade
    de São Paulo.
    4. Os candidatos convocados segundo os critérios do item 2 deste Capítulo serão
    convidados por meio de publicação específica, a comparecer à sessão pública, na
    Academia de Polícia “Dr. Coriolano Nogueira Cobra”, para o sorteio dos nomes
    destinados à formação da agenda da Prova de Aptidão Psicológica - PAP.
    4.1. A agenda resultante do sorteio e a respectiva convocação serão publicadas
    oportunamente no Diário Oficial do Estado.
    5. Para realização desta avaliação, o candidato deverá comparecer com 30 minutos
    de antecedência no dia, local e horário/turma previstos no Edital de Convocação, não
    podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento, portando a via original
    do documento de identidade, em conformidade com o previsto em V.2 - 6.1 e uma
    caneta esferográfica transparente de tinta de cor azul ou preta.
    6. O candidato que não apresentar um dos documentos, conforme o previsto em V.2 -
    6.1, não realizará a Prova de Aptidão Psicológica - PAP, sendo considerado ausente
    e eliminado deste Concurso.
    7. A Prova de Aptidão Psicológica - PAP será realizada por uma equipe de psicólogos
    a ser designada pela Fundação VUNESP, que emitirá parecer conclusivo dos
    candidatos aptos para o exercício do cargo.
    8. Nenhum candidato poderá retirar-se do local da Prova de Aptidão Psicológica -
    PAP sem autorização expressa do responsável.
    9. O candidato, ao terminar os testes, entregará ao aplicador todo o seu material de
    avaliação.
    10. Aplica-se, naquilo que couber, o previsto em V.2 do presente Edital

    ResponderExcluir
  117. LEIA COM ATENÇÃO !!!!!!

    QUESTÕES RELEVANTES SOBRE CONCURSO PÚBLICO

    ANA MARIA BARATA* 1
    1* Mestre, consultora jurídica da Defensoria Pública, professora da Universidade Federal do Pará e assessora da Procuradoria Geral
    de Justiça do Ministério Público. autora de vários artigos jurídicos.

    14 - PESO DE NOTAS

    O edital, ao ser elaborado, deve avaliar com razoabilidade e proporcionalidade
    o peso que cada prova terá, conforme a relevância da matéria pertinente ao cargo.
    Sabe-se que nos concursos têm sido exigidas noções de informática, provas
    de português e de disciplinas específicas. A composição da média ponderada deverá dar
    peso maior às disciplinas específicas da atuação do futuro servidor, inclusive paramensurar a maior dificuldade nessas matérias. De nada adiantará ter um bom candidato
    com português escorreito, se seus conhecimentos específicos não for o esperado, ao
    ponto de, na somatória dos pontos, a prova de português ser determinante para a sua
    aprovação, pois a administração corre o risco de, no caso de o cargo ser de médico, ter
    um bom profissional versado em gramática e um péssimo médico, que certamente pouco
    utilizará os conhecimentos de português na atividade profissional.

    15 - PONTO DE CORTE

    O ponto ou nota de corte é questionável nos concursos. Atualmente, dada a
    grande competitividade nos concursos, há uma fórmula matemática de corte. As provas
    só serão corrigidas até um determinado percentual, principalmente em seleções em que é
    indispensável a aplicação de prova prática. É preciso ter cautela para definir esse ponto
    de corte, buscando-se a proporcionalidade, de modo a evitar que a administração faça
    uma previsão apertada e candidatos, muitos dos quais aprovados em outros concursos,
    resolvam não tomar posse, com o que a administração poderá perder nomeações.
    Discute-se ainda se o ponto de corte é legal, pois, de qualquer forma, o
    candidato galgou a nota mínima exigida para passar nas demais fases e, em tese, estaria
    apto para a fase de prova prática, podendo até alcançar nota maior e, no somatório,
    alcançar uma boa pontuação. Esta, certamente, será uma das questões a ser debatida no
    Judiciário.
    Já vimos casos em que a classificação é publicada dentro do limite de vagas.
    Com isso, retira-se dos candidatos a possibilidade de saber se foram aprovados ou não,
    até porque a aprovação tem sido considerada como título ou meio de desempate em
    outros certames. Nesse aspecto, o Decreto em apreço, que regula o concurso público,
    determina que o edital estabeleça o número máximo de classificados, que nesse número
    sejam considerados os aprovados e ainda que os demais que obtiverem a nota mínima de
    aprovação sejam considerados reprovados. O Decreto no Anexo II estabelece ainda a
    quantidade de vagas e o número máximo de candidatos aprovados, podendo ser
    considerados aprovados no máximo até duas vezes o número de vagas previstas no
    edital. Aqui o Decreto fez distinção entre aprovados e classificados, definindo os
    aprovados, não pela nota mínima de aprovação, mas pelo número máximo de vagas
    fixado no edital, o que não parece ser o mais razoável.

    ResponderExcluir
  118. Pessoal, bom dia!

    Eu acertei 62 questões, ou seja 77,5% da prova.
    Estava contando com a segunda chamada, liguei na Vunesp para saber quando seria aproximadamente a segunda chamada e fui informado que provavelmente não existira, pois o número de chamados foi muito grande.

    Será que REALMENTE não terá a segunda chamada?

    Obrigado a todos e ao GOE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem , tenho quase certeza que não havera 2°chamada Felipe , diferente do concurso da PM que vai até a 5°chamada

      Excluir
    2. Obrigado!
      Bom, agora é continuar estudando....

      Excluir
  119. Bom dia pessoal, alguém tem ideia de quando sairá o resultado da PAP de agepol?

    ResponderExcluir