domingo, 3 de fevereiro de 2013

Prova Investigador Polícia Civil 2012/2013

LINK PARA BAIXAR A PROVA (VERSÃO 1)
GABARITO OFICIAL

Comentários de Penal - Prof. Victor Paulo
Comentários de Processo Penal - Prof. Mônica Gamboa
Comentários de Legislação - Prof. Ricardo Bina

Comentários de Português - Prof. Alex (1 recurso)
Comentários de Português - Prof. Farid
Comentários de Português - Prof. Sandra Ceraldi Carrasco
Comentários de Noções de Lógica - Prof. Ângelo

Comentários de Criminologia - Prof. Mônica Gamboa (2 recursos)
Comentários de Informática - Prof. Rodney Idankas

RECURSO Questão 27 - Direito

RECURSO Questão 46 - Direito

RECURSOS Questões 67, 70 - Lógica

RECURSOS Questões 71,74,75,79,80 - Informática

Colocaremos os comentários dos professores nesta postagem conforme cada um for nos mandando. 

Estamos vendo pelos comentários que a matéria de Noções de Lógica (grife-se noções), foi o facão da prova de Investigador. De fato! Quando a examinadora saiu da Acadepol para a Vunesp, esperava-se o padrão Vunesp de elaboração de provas, não mais o padrão Acadepol.
Eis que surge uma matéria nos mesmos moldes do que aconteceu com Informática na prova de 2008 para Investigador, ou seja, uma matéria em que só será aprovado aquele que estiver com o pé bom para chutar certo, ou seja, privilegiará a sorte e não o conhecimento do candidato. Vai passar quem acertar mais questões de lógica no "chute", na sorte...
A abordagem da prova de "noções de lógica" é voltada para lógica filosófica de Aristóteles, fora de todos os padrões de concursos, inclusive do padrão de raciocínio lógico da própria Vunesp. Foi uma abordagem extremamente aprofundada e normalmente estudada durante a graduação de faculdades voltadas para área de exatas e filosofia e cobrada em provas de Tecnologia da Informação.
Trabalhamos em sala utilizando como base mais de 30 provas da Vunesp em que foi pedida a disciplina de Raciocínio Lógico. Todas elas seguem o padrão "normal", o mesmo visto na prova de Perito Criminal realizada há pouco.
A abordagem conceitual, teórica, utilizando termos incomuns ("implicação material" ao invés de "condicional", modus ponens.) nos mostra a nítida intenção de reprovar os candidatos e não aferir conhecimento, pois o tipo de questões (e a terminologia adotada) que caiu nessa prova não é abordado em nenhum cursinho, tampouco nos livros de raciocínio lógico para concursos.
Estranho, pois o padrão Vunesp costuma apresentar questões objetivas, básicas e tranquilas, prezando a aprovação de quem acerta mais questões (vide a recente prova de escrevente do TJ). E não "fritando" o candidato, não fazendo uma prova "loteria".
Não sabemos quem elaborou as questões de "noções de lógica" dessa prova, mas que elas são completamente diferentes de todas as questões da Vunesp, elas são.

Não sei por quê, mas fiquei com uma sensação de retaliação...
Retiro a mensagem de SUCESSO aos candidatos e a substituo por BOA SORTE!!!

331 comentários:

  1. Não sei vocês, mas eu fiquei decepcionado com as provas de lógica e informática! Como não vimos no cursinho aquele conectivo (ainda que seja sinônimo) tinham q ter nos passado que para determinado conectivo podem usar tal ou tal simbolo !!!!

    Praticamente gabaritei as outras matérias, mas acho q lógica não deu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordamos, o termo "implicação material" é pouquíssimo utilizado, dificilmente é encontrado em livros, não custava colocar o símbolo para orientar o candidato que estudou, não "fritá-lo".

      Excluir
  2. O que aconteceu com a matéria de lógica que nunca vi aquilo na vida, nem passaram perto do conteúdo!!!

    ResponderExcluir
  3. Prova de lógica estava bem complicada!

    ResponderExcluir
  4. Com apenas um mês de curso, consegui responder várias, questões... Claretiano é F... valeu!!!

    ResponderExcluir
  5. Lógica não estava difícil, apenas os nomes dos conectivos não nos foi passado.....mas vamos aguardar.

    ResponderExcluir
  6. Lógica e Informática com conteúdo para sacanear os candidatos - Lógica matéria nunca vista em lugar nenhum - Informática buscaram configurações dos botões.

    A Vunesp não faz questões inteligentes e sim sacanas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, é prova feita para o candidato não passar!!!

      Excluir
  7. Boa noite!

    Fiquei, chateado com logica e informatica, mas o restante acredito que tenha gabaritado.

    ResponderExcluir
  8. NUNCA VI AKILO EM LÓGICA.. DECEPÇÃO TOTAL : ( ! NAS OUTRAS MATÉRIAS EU ACERTEI 80%. EU SEMPRE ACERTAVA MAIS DE 70% DE LÓGICA. NESSA PROVA EM QUESTÃO SÓ 1 EU TIVE CERTEZA O RESTO FOI NO CHUTE.

    ResponderExcluir
  9. Realmente a parte de lógica e informática estava bem difícil, espero que consiga acertar pelo menos 50% dessas disciplinas. O tipo de lógica cobrada foi bem diferente do que aprendemos no curso, havia símbolos na prova que desconhecia totalmente, agora só me resta torcer para atingir pelo menos o mínimo de acertos exigido nessas disciplinas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Douglas, estamos analisando a possibilidade de recurso para lógica. Esse tipo de abordagem não é pedida em nenhum concurso público. Podemos fazê-la, mas o pior é na próxima prova eles voltarem para o estilo "normal" como foi na prova de Perito Criminal. Fica difícil assim... sem saber se a prova será em cima de problemas de raciocínio lógico ou conceitual/teórica. Os cursinhos e os candidatos fazem o que? o normal ou o incomum?

      Excluir
    2. Claretiano, essa prova de lógica foi um total absurdo,eu consegui ter êxito em todas as disciplinas, menos em lógica, acertei apenas duas questões, por sinal foram as únicas que respondi com total certeza, as demais foram chutes e, sabemos que chutes em concurso público é erro na certa. Creio que essa possibilidade de recurso seja válida e justa, porém dever se analisada com cautela, mas pelos comentários que li até o momento, parece que a maioria dos alunos não foram bem nesta disciplina, o que é uma pena, porque sei que os estudantes do G.O.E estudam muito para conseguir aprovação, de qualquer forma, amanhã já estou no Claretiano novamente, para continuar estudando,e tentar ser aprovado nas demais provas que estão por vir, agora basta saber como deverá ser abordada em sala de aula à disciplina que causou toda essa polêmica.

      Excluir
  10. quanta gente chorona.. queria ver se vcs resistiriam ao inigualável ip 2009.. esse sim foi bruto... agora ta mais fácil... parem de reclamar...e estudem...


    Jony Bareta
    investipol (ip-2009)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não sabe do que está falando, vc não tem noção provavelmente do que foi dado na prova...Ali só super dotado e gênio o que não é o caso da maioria das pessoas, porém o que caiu na prova nunca foi dado em cursinho nenhum !!!!!!! O que aconteceu hoje foi uma das maiores sacanagens da história, se vc é tão esperto vai prestar procuradoria da república....

      Excluir
    2. Pega leve!

      A reclamação sobre informática é justa, acertei mais de 70% em informática nas seguintes provas preambulares da civil: IP2008, EP2008 e IP2009. Aquilo sim foi prova difícil de informática (o resto foi fácil, só na oral o bicho pegava, dependendo da banca avaliadora). Nessa preambulares anteriores informática foi difícil mas media algum conhecimento da pessoa, basicamente queriam saber se vc já ouviu falar de tal coisa, oq é o negócio e pra que ele serve, como uma questão que vc matava se soubesse que a apple usa nome de animais em seus sistemas operacionais, etc.. coisas bestas mas que são interessantes para um investigador saber, pelo menos, se ele souber essas coisas, ele não ficaria boiando completamente numa investigação. Essa parte de informática da vunesp foi complicada, pedia umas coisas totalmente aleatórias, atalhos doidos, etc.. não acredito que isso possa medir realmente o conhecimento da pessoa, e muito menos possa ter algum impacto no trabalho...

      Lógica vc matava os 50% com um conhecimento básico da matéria e pensando muito encima das perguntas. Mas lógica é cruel mesmo, poucos concursos pedem essa matéria e o povo se dá mal... e nas preambulares de 2008 e 2009 a acadepol pegou beeem leve com lógica, ein? Até eu que sou uma anta em lógica acertei mais dq 50%!

      Excluir
  11. Claretiano.... Parabéns ...
    Faltou um pouco de interpretação em lógica ... Na verdade nunca vi...o tal símbolo ..., mas Valeu...vamos p a próxima ...prova...

    ResponderExcluir
  12. Logica e informatica foi de doer...

    ResponderExcluir
  13. Estou estudando desde jan/2012 várias e varias noites estudando, sai da prova hj com uma sensação péssima justamente nessas duas matérias e agora lendo esses post's fiquei mais tranquilo pois nao foi uma duvida individual e sim coletiva, me permiti ficar chateado até esse momento pois amanha estarei aí no GOE dando continuidade aos meus estudos, pois foi apenas uma batalha .......no final vencerei a Guerra!!
    Abs, e bons estudos a todos!,

    ResponderExcluir
  14. Olá Galera!!! Verdade mesmo...
    Logica foi Mancada mesmo... nunca vi aquilo ..

    Informatica tb usaram de má fé. e Olha que sou analista de sistemas, e tinha pergunta que eu nem fazia idéia.

    Achei uma questão bacana de lógica e acredito que tenha acertado, Aquela da Forca da Verdade e DA Mentira!

    Alguem lembra desta questão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da forca lembro sim, e gostei dessa tb. Foi o que aprendemos né, se tivesse seguido dessa forma estava ótimo, mas infelizmente a Vunesp em Informática e Lógica pegou pesado, e realmente saiu daquilo que consta do edital. O edital fala em NOÇÕES, mas na prova pediu assunto para quem é Phd no assunto. Deveriamos juntar todos e fazer um recurso nesse sentido. Se vc que é analista sentiu dificuldades, imagina. A Vunesp está perdendo a noção.

      Excluir
  15. A parte de portugues e direito foi tranquilo... Criminologia deu para desenrolar.. Agora logica e informatica estou com medo.. Vamo aguardar o gabarito amanha as 14 hrs.. Seja oq Deus quiser..

    ResponderExcluir
  16. Pessoal, vamos continuar estudando,ainda temos mais três provas pela frente, se não conseguirmos aprovação nesta, conseguiremos nas outras, desejo boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  17. Eu tb fiz parte do longo IP-09, Jony Bareta.. mas ouvi comentarios q esse de IP foi fueda em logica.. eles qrem investigadores, q falem portugues sem erros, advogados, matematicos, tecnicos em informatica.. isso tudo por um salario de 3 conto pro resto da vida... fala serio...kkkk

    ResponderExcluir
  18. É caros colegas o ocorreu nesta prova é algo que vai ficar com certeza na história dos concursos para investigador, desde Julho passei pelos cursinhos Siga, Associação, Depol e uma rápida passada pelo Clarentiano.....em nenhum lugar foi dado pelos professores o que foi caiu na prova, certamente gabaritei tudo inclusive informática mas lógica com toda sinceridade não respondi nenhuma com certeza.

    Estou muito mas muito chateado, parei minha vida para estudar. Não sei se vou ter paciência para aguardar o próximo concurso o baqui foi forte e o que aconteceu HOJE FOI MÁ FÉ. Só Isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos analisando a possibilidade de recurso para lógica. Esse tipo de abordagem não é pedida em nenhum concurso público. Podemos fazê-la, mas o pior é na próxima prova eles voltarem para o estilo "normal" como foi na prova de Perito Criminal. Fica difícil assim... sem saber se a prova será em cima de problemas de raciocínio lógico ou conceitual/teórica. Os cursinhos e os candidatos fazem o que? o normal ou o incomum?

      Excluir
    2. Goe agente precisa de vocês to em lógica também meu nunca cheguei tão perto Marcos Pio

      Excluir
  19. estudologica a anos e nunca vi nada daquele conteudo, nem em cursinho ... eles quiseram inovar .. chateada pois acho que rodei so nessa. qual vc respondeu da forca, e o porque felipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rebca, não sou o Felipe, mas eu respondi aquela que ele dizia "vou para forca da verdade". Porque era a única que vc não conseguia atribuir um valor lógico (V ou F) para ela, uma vez que se vc colocasse falasse "V" ele iria para a forca da verdade, e então a frase dele ficaria "F", pois ele disse que ia para a forca da mentira. E se fosse falsa a frase é porque ele não iria para a forca da mentira. Correto? É uma frase que não tinha como atribuir valor lógico que ficaria contraditório.

      Excluir
  20. Que simbologia era aquela em logica???????......o capeta existe meu Deus..........ele existe!

    ResponderExcluir
  21. A questão do Sapo se explica aqui,que pena não cabe recurso
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Silogismo

    ResponderExcluir
  22. Pelo que li nos post's é unânime as matérias de RL e de Informática. Realmente deixou a desejar, no meu ver não foram somente os nomes que mudaram em RL mas o modo como foram dispostas as questões ficaram complicadas de resolver. Informática já é complicado criticar porque existem inúmeras questões que podem ser elaboradas, o assunto é muito vasto, mas ainda sim a informática lecionada deveria ser mais extensa no curso e detalhes mais complexos devem ser ensinados.

    ResponderExcluir
  23. .... e.. respondendo ao nosso querido colega...eu não prestei concurso para procurador, pq sempre sonhei em ser investigador de polícia..e isso me fez estudar durante 5 anos, sem férias, sem cursinho, apenas com vários livros e apostilas. E ainda trabalhava em 3 lugares...perdi os "amigos", "colegas" e fiquei meio bitolado..e quando vi que tinha passado na escrita, pedi demissão dos dois trampos, e fiquei somente em um... ai estudava igual um louco....e tudo isso valeu a pena... quando vc está na Acadepol, dá a verdadeira sensação de dever cumprido. Desejo sorte a todos vocês, e não desistam, pois eu conheci um rapaz que ficou 10 anos tentanto entrar na PC e sempre levava chumbo.. ele era advogado.. mas entrou no ip 2009.

    Aproveitem o curso do claretiano, este é o top dos top´s... mais da metade dos alunos da minha turma na acadepol fizeram curso, além dos dois anos em média de estudo quase integral. Sei da aflição que estão passando, mas quando estiverem na acadepol e receberem suas funcionais e distintivos, irão verificar que tudo valeu a pena.

    Que Deus os ilumine.
    Jony

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está respondendo isso para mim, Obrigado. Valeu.

      Excluir
  24. Este post vai para todos vocês que estão se queixando com relação à prova da Vunesp.


    Pessoal, sei que a maioria de vocês tem paixão pela carreira, quer fazer diferença.. Aproveitar a estabilidade e gozarem de todos os benefícios da carreira. Por isso, venho nesse post lhes pedir uma coisa:

    Não desistam.

    Sou ex-policial civil.. Saí da corporação para cuidar de um problema de saúde do meu pai (fila de transplante de fígado).. Penei bastante no mundo lá fora, e hoje luto para conseguir voltar à instituição.

    Não tenho curso superior, então estou estudando para Papiloscopista e Agente Policial. Na época que trabalhei, lidei com todas as carreiras e conheci bem os policiais da minha Seccional. Foi uma experiência muito legal, e isso só me faz querer voltar cada vez mais.

    Nunca fiz uma prova da Vunesp para a Polícia, apenas para o TJ (e confesso que fiz para tentar me alinhar ao estilo da banca examinadora). Sei porém que a coisa é diferente na hora "H", e que tudo pega MESMO quando só tem a gente, as opções de "a" a "e", e 4 horinhas pra mostrar que os últimos meses das nossas vidas não foram em vão.

    E não foram poxa.

    Vocês são "guerreiros" não é mesmo? Vocês são os "filhos-da-mãe" que não vão desistir, e vão cantar o hino lá na posse.. Vão carregar funcional na carteira, e sentir o incômodo de uma .40 na cintura depois de mais de 10 horas de trampo. Vocês que não desistiram quando tudo ficou mais tenso.

    Eu prestei 4 concursos depois que saí (inclusive o IP2009). Passei em informática, mas fiquei em outras.. Prestei o último AGETEL e fiquei por 2 em Criminologia.. Pauladas meus caros, pauladas. Mas não vou desistir não cara#$%.. Tô conseguindo correr 1.900 m (coisa que não faria nunca, nem sonhando a 4 meses atrás).. Estudo como e quando posso, e tenho certa bagagem pois a anos estou garimpando.. e não vou desistir.

    Nasci em São Paulo, mas moro no interior a muito tempo.. Não posso frequentar o G.O.E., mas asseguro vocês que é um curso bom pra ca$%&*. Se eu pudesse, estaria aí sim.

    Peço o mesmo a vocês, porque sei lá... Eu queria que alguém me dissesse estas coisas se eu falhar em março quando minhas provas chegarem.

    Não há nada mais importante do que perseguir nossos sonhos.. É como eu citei em um post bem antigo (sobre as provas de AGETEL, na qual falhei..)

    "..Sonhos são entidades interessantes. Ou você os persegue, ou eles te assombram."

    Então... por favor, não se permitam sentir uma derrota quando vocês estiverem velhos e pançudos, quando um giroflex distante anunciar que algum tempo atrás, alguém desistiu de tentar mais uma vez.

    NÃO DESISTAM POR FAVOR PESSOAL.

    Meu nome é Munir El Kadre, e eu desejo todo o sucesso que vocês conseguirem arrancar do destino.

    Sucesso pessoal.. e nunca desistam.

    M.E.K.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza é isso que precisamos ouvir em uma segunda feira de luto dessas....valeu pelas palavras. Não iremos desistir, isso só pertence aos fracos......abraço.

      Excluir
  25. O GOE poderia dar umas aulas de reforço de Lógica para o concurso de escrivão, senão vamos rodar de novo. O conteúdo não foi abordado no curso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tipo de abordagem não é pedida em nenhum concurso público. Podemos fazê-la, mas o pior é na próxima prova eles voltarem para o estilo "normal" como foi na prova de Perito Criminal. Fica difícil assim... sem saber se a prova será em cima de problemas de raciocínio lógico ou conceitual/teórica. Os cursinhos e os candidatos fazem o que? o normal ou o incomum?

      Excluir
  26. NÃO SEI O QUE ELES QUEREM? VOCê PERDE O FINAL DE SEMANA ESTUDANDO, PERDE A SEMANA ESTUDANDO, BRIGA COM A ESPOSA, PARA DE SAIR COM OS AMIGOS, TUDO PARA SE DEDICAR A PASSAR NO CONCURSO, AI VEM A VUNESP, E APLICA UMA PROVA DESSA.
    ELES TINHAM QUE TER O MINIMO DE BOM SENSO!
    CLARETIANO OBRIGADO PELO ESPAÇO PARA UM PEQUENO DESABAFO.....
    AMIGOS NÃO VAMOS DESISTIR....

    ResponderExcluir
  27. Pessoal meu nome é moisés e sou excedente dos Agente de telecomunicações, estamos passando por uma grande angustia na espera de sermos convocados, mais da metade dos aprovados deste concurso passaram pelo Calretiano, não desistam tenho certeza que os professores já estão se adaptando ao estilo Vunesp e os próximo todos estarão bem mais preparados.

    ResponderExcluir
  28. Só sei de uma coisa, ter mudado para Vunesp ferrou com quem estudava para PC, estilo de prova completamente diferente, prova cheia de pagadinhas.
    Informática mesmo, passei anos estudando,Hardware, software,redes,segurança da informática e muda para esses comandos do office....pelo amor Deus...só beneficiou quem já estudava para provas da Vunesp...
    Lógica também...sacanagem demais...

    Tomara que chova recursos...

    ResponderExcluir
  29. Galera Tem um juiz Federal chamado Willian Douglas ele diz: Concurso publico só tem dois caminho ou vc passa ou vc desiste, pq nao existe estudar e nao passa. Bora galera cabeça em pé. tenho amigos na policia civil que bombo em duas tres prova antes de entrar, alguns estudou 3 anos no claretiano, mas hoje estao la na policia civil do estado de são paulo

    ResponderExcluir
  30. A prova já esta disponível ...

    ResponderExcluir
  31. Precisamos de recurso para informatica para a questao da apontador laser que nao estao no programa do edital.Esta fora do item.Logica cobrou coisas conhecidas porem nem todo mundo estuda..Eu ja conhecia e com isso acertei..Agora informatica e no powerpoint foram cobrados coisas fora do edital.

    ResponderExcluir
  32. Caralhoo Gabaritooo bateu porra!!
    Realmente lógica foi tenso, passei com 5 na Faca! As 4 primeiras questões foram tranquilas o resto fudeu! A da forca achei tranquila tbm!
    Valeu!!Boa Sorte a todos!

    ResponderExcluir
  33. O gabarito já está disponível no site da Polícia Civil!!! Abraços e boa sorte a todos!!!

    ResponderExcluir
  34. Pessoal, boa tarde desculpa minha ignorância porem como identifico a prova que realizei qual a versão ?? Estou ligando na Vunesp e nao obtive sucesso.....o tel 3874-6300 so se conversa com a gravação.
    No aguardo e obrigado!!

    ResponderExcluir
  35. alguem do claretiano sabe e informar se cabe recurso na questao de informática... especificamente naquela da area de impressao do excel achei que teve ambiguidade por exemplo poderia ser a letra A ou C tambem... gostaria de informações

    ResponderExcluir
  36. ou a do comando do google... poderia eles pedirem um comando especifico de um site????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. teoricamente se enquadra na categoria "SITES DE BUSCA" que consta no edital, apesar de eu achar sem nexo, ainda mais pra nível fundamental.
      E não conheço NINGUÉM MESMO que use ou conheça esses caracteres do google...

      Excluir
  37. A galera entendi e acertei no chute..uhauhauh veja:
    A -> todo a é b -> universal
    E -> nenhum a é b -> negacao universal
    I -> algum a é b -> particular
    O -> algum a nao é b -> negacao particular.

    Basta lembrar das contraditorias e contrarias.

    Todo sapo é verde.
    Algum cão não é verde.
    Logo, nenhum cão é sapo.

    (B) AOE – 2.

    Acho que isso ..Se tiver errado me corrijam.

    Vlws

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde! Alguma possibilidade de recurso e/ou anulação de alguma de informática? Fiz 60 ponto no geral, porém em informática estou por uma!!!!

    ResponderExcluir
  39. Pessoal,
    este gabarito não pode ser o oficial para a carreira de IP 2012, pois nele consta gabarito oficial da carreira de Perito Criminal, ou eu estou louco.....

    ResponderExcluir
  40. Pessoal, por favor onde, sabem onde esta o gabarito no site da polícia civil ? podem passar o link.

    ResponderExcluir
  41. Pessoa. segue o link do gabarito
    http://www2.policiacivil.sp.gov.br/x2016/uploads_outros/arquivos/20130204123233_510fc681dcc18_.pdf

    Ass. DAP

    ResponderExcluir
  42. Galera, fiz pouco tempo de GOE mas ajudou um pouco!!
    Rac Logico estava complicado mas dava pra passar sim!!!
    no total fui mais ou menos, 54 e vcs?

    abs!

    ResponderExcluir
  43. Por favor, precisamos de alguma recurso para matéria de informática. Acertei 60 questões todavia só 4 de informática!

    Principalmente nessa questão aqui :

    O botão
    Área de
    Impressão
    encontrado no menu Layout da Página do
    MS-Excel 2010, na sua configuração padrão, permite definir
    a área de impressão de intervalo(s) de células previamente
    selecionado(s) de
    (A) várias planilhas de um grupo adjacente de células.
    (B) uma pasta de trabalho da planilha.
    (C) várias pastas de trabalho de uma planilha.
    (D) várias planilhas de uma célula.
    (E) uma planiha da pasta de trabalho.

    Ajudem-nos por favor !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem dependo dessa.Pelo que vi essa ai pode ser a letra A.

      Excluir
    2. Pasta de trabalho no excel corresponde ao arquivo em que se está trabalhando.

      Excluir
  44. Meu Deussssssssssss..Fiz 59 e preciso de uma de informatica...

    ResponderExcluir
  45. Estudei muito, acertei mais de 50% em todas e me ferrei em lógica. O que podemos esperar da prova de "matemática" de agente policial? Abraços

    ResponderExcluir
  46. Na minha opinião, essa última questão de lógica deveria ser anulada. Para acertá-la tinha q ser um adivinhador...

    ResponderExcluir
  47. Na minha opinião a última questão de lógica deve ser anulada.

    ResponderExcluir
  48. NEM PRECISO LER OS COMENTÁRIOS AQUI PRA SABER DO QUE SE TRATAM...
    IMAGINO QUE MUITOS COMO EU, SAÍRAM DA PROVA COM A SENSAÇÃO DE QUEM TOMOU UMA SURRA, FOI ROUBADO OU SEI LÁ O QUE...
    NA MINHA REGIÃO 25% DOS CANDIDATOS FALTARAM, E NÃO ACHO QUE QUEM FOI FAZER A PROVA NÃO ESPERAVA TAL PROVA DE LÓGICA. OUVI VÁRIOS COMENTÁRIOS DO TIPO "CHUTEI TUDO DE LÓGICA" "NÃO ENTENDI QUASE NADA" "RESOLVI 2 OU 3" E POR AÍ VAI...

    ResponderExcluir
  49. eu achei que a prova iria estar melhor, sem os absurdos da acadepol, SÓ QUE NÃO!
    TAVA PIOR QUE AS PROVAS DA ACADEPOL!
    po vunesp, assim não serão preenchidas nem metade das vagas.
    Qual a lógica disso, fazer novo concurso?

    ResponderExcluir
  50. Acredito que quase todos so acertaram 4 de informatica.E todos dependem de uma só pra passar.

    Rodney..ajuda nois....

    ResponderExcluir
  51. Não sendo especialista na área, mas com o "muito" que o Claretiano me ensinou a estudar! Essa questão 67 de logica realmente esta incorreta, na minha opinião trata-se de uma falácia não modus tolens... bora correr atrás desse pontinho ae rapaziada...

    ResponderExcluir
  52. CONCORDO COM ALGUNS COMENTÁRIOS, LÓGICA FOI UMA PROVA ABSURDA, COM 3 OU 4 QUESTÕES NORMAIS, E O RESTO ABSURDAS. INFORMÁTICA ESTAVA DIFÍCIL, MAS NADA ABSURDO, NÃO GOSTEI DAS QUESTÕES DO "APONTADOR LASER" QUE EU NEM SABIA QUE EXISTIA, E DO CARACTERE DO GOOGLE, QUE EU SABIA, MAS NÃO LEMBRAVA AO CERTO.

    ResponderExcluir
  53. eu acho que só vão passar alguns gatos pingados que por acaso são bons de lógica.
    direito achei demorada, mas não tava difícil.
    lógica garanto que 90% ou mais chutou metade das questões...

    ResponderExcluir
  54. a lógica da acadepol estava BEM MELHOR
    essa foi um absurdo, e o pior é que vai ficar nessa.
    devem ter pego algum acadêmico de matemática que, considerando o nível superior exigido, arrebentou nas questões.

    ResponderExcluir
  55. Muito obrigado claretiano, o que foi passado na sala de aula deu para ir bem na prova, mas lógica e informática me senti como nunca tivesse estudado..

    ResponderExcluir
  56. fiquei por 2 de lógica.. alguem sabe se cabe recurso em alguma?

    Paulo

    ResponderExcluir
  57. Oi Marcão e Leandro,

    Oi,concordo plenamente com vcs, a ACADEPOL colocou a Vunesp para Melhorar e não piorar, caso contrário era melhor ter ficado com eles mesmos as provas.... eu acertei 17 português, 24 direito, 8 criminologia, 7 informatica e somente 4 de lógica ... assim como eu muitos estão se matando de estudar, os professores se matando fazendo pesquisas para proporcionar um estudo voltado para quem tem vocação e deseja entrar na POLÍCIA CIVIL e fazer um plano de aula, e de repente surge essa falta de respeito da Vunesp com os candidatos, pois segundo entrevista do ex-Diretor da Acadepol,a Vunesp não ia mudar o padrão das provas .... e não foi isso que aconteceu com LÓGICA.... ATÉ PORQUE NÃO FOI PEDIDO CONHECIMENTOS PROFUNDOS EM LÓGICA e sim NOÇÕES DE LÓGICA ...
    OBRIGADO E BOA SORTE A TODOS!

    ResponderExcluir
  58. Ai eu nao lembro a versão da minha prova. Como faço pra saber agora qual a minha pontuação?

    ResponderExcluir
  59. Já postei um comentário hoje, e agora volto pra colocar o resultado da prova que fiz aqui no meu trabalho (Investpol - I). Atualmente, me preparo para os 2 próximos que acontecerão em março. Segue meus pontos:

    PTBR - fiz 17 de 20.
    DIREITO - fiz 11 de 20
    LEG. ESPECIAL - fiz 08 de 10
    CRIMINOLOGIA - fiz 07 de 10
    LÓGICA - fiz 01 de 10 (SEM COMENTÁRIOS....)
    INFORMÁTICA - fiz 07 de 10

    TOTAL DE ACERTOS: 51 pontos.
    RESULTADO FINAL: "REPROVADO" por ser (pessoalmente) extremamente difícil as questões de Lógica.

    Boa sorte a vocês que tentaram.. E lembrem-se:

    Não desistam.

    M.E.K.

    ResponderExcluir
  60. Fiquei por 1 de lógica. Espero que os mestres do Claretiano nos ajudem nas questões passíveis de erro no módulo de Raciocínio Lógico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também,só consegui acertar 4 de lógica;
      mas no geral acertei 56,e mais de 50% em cada materia.
      Se anularem a 67 de logica...que venha a prova psic. e a fisica.
      Ajuda a gente Lendro.....

      Excluir
  61. OLÁ GOE E OLÁ PESSOAL.
    SERÁ QUE HÁ ALGUMA POSSIBILIDADE DE ANULAÇÃO DE ANULAÇÃO DE ALGUMA DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO, DENTRE ELAS 61, 63, 64,66,67,68?

    ResponderExcluir
  62. Boa Noite especialistas em direito, de plantão, caros amigos, cabe RECURSO em alguma questão de DIREITO?

    ResponderExcluir
  63. Será que cabe recurso em alguma questão de raciocínio lógico, acertei 4, nas demais matérias fiz média.

    ResponderExcluir
  64. Estou indiguinado como todos vcs. Acertei mais de 50% em todas as matérias.Mas o problema foi raciocínio lógico.Acertei só 4 e lá se foi anos de estudos. Gostaria de saber se cabe anulação daquela questão de modus tolens (sei lá o q é isso) e a do sapo que pelo que vi é baseado na tábua de oposições de silogismo (mas que não fica claro no edital).Espero os professores do GOE lutem por nós nesses recursos. Boa Sorte á todos!

    ResponderExcluir
  65. Preciso de uma de informática!!!!! O Rodney vai ajudar com os recursos? Alguém sabe se algo está sendo organizado?

    ResponderExcluir
  66. Algum recurso para logica?

    ResponderExcluir
  67. pelo amor de Deus..acertei os chutes em lógica e informática...alguém sabe se tem alguma de direito que dá pra entrar com recurso...não acredito que fiquei por uma de direito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a questão 27 ( direitos politicos ) não faz parte do edital de inv ( art 14 da CF) e sim de escrivão .

      Excluir
  68. Pois é....fiz 62 pontos, fiquei por 2 de lógica, nem sei o que pensar, tive um dia difícil, mas mesmo assim consegui estudar um pouco, gabaritei direito, acertei 7 em criminologia, 7 em informática, mas a lógica foi pegadinha do malandro. A Vunesp tentou matar um sonho, mas não conseguiu, não vou desistir, vou até o final, tenho vocação para ser policial, tô me preparando a 2 anos, fisicamente voando, o taf seria moleza, a parte escrita me garanto em direito, português e criminologia, mas fazer isso que a Vunesp fez em RL foi um balde de água fria, triste demais aqui.

    ResponderExcluir
  69. Preciso de duas de informática

    ResponderExcluir
  70. Pessoal......tenho certeza que a questão 74 de informática cabe recurso.

    Item Quant Valor
    Livros 1 R# 25
    Revista 3 R$ 30

    Pra mim isto é 3 colunas e 3 linhas

    O que vcs acham??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem errei essa, testei no word e o gabarito esta certo

      Excluir
    2. Concordo, foi meu raciocinio e minha resposta.

      Excluir
    3. infelizmente, não é. Repare o ponto e virgula. Copie e cole no word e mande fazer a tabela... vai ver que a resposta é 4-1.

      Excluir
  71. Pessoal do GOE, alguma possibilidade do cancelamento das questões de lógica (62, 63 e 66) devido a "Implicação Material" não ser encontrada nas literaturas "normais" de lógica e no nível do concurso? Tenho muitas apostilas de Raciocínio Lógico e não encontrei o conectivo lógico "Implicação Material". Acredita que a Vunesp pode reconsiderar isto ou não temos chances?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  72. Também tou por informática... Alguém pode me informar se a questão 80 poderia ser o caractere #?

    ResponderExcluir
  73. é galera....fiz 51...pontos 16 portugues, 18 direito, 5 logica, 6 criminologia, 6 informatica...
    continuar de cara nos livros... acho pouco para 2 fase..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala ai Eduardo, não é pouco cara! geralmente a média é essa!
      Passei também com 13 Port / 22 Dir / 7 Crimi / 5 Logi / 7 Info = 54 no total..

      Excluir
    2. Alguem sabe em quanto vai ficar a nota de corte, pois acertei 53 questoes.

      Excluir
    3. cara tem que dar, fiz 50 fazendo o corte!!!!

      QUANTO SERA O CORTE? to com medo que n entre!!!

      o que voces acham?

      Excluir
  74. Galera, essa prova foi absurda. Acho que eles querem um SUPER-Herói e não um investigador de policia.

    G.O.E melhor cursinho preparatório da Policia CIVIL. Infelizmente a VUNESP pegou pesado.

    Pelo meu gabartio fiz 50% em todas as matérias, mas saí da prova sem esperança nenhuma.

    Vamos aguardar os resultados oficiais e estudar muito para os próximos.

    Rumo à ACADEPOL!!!!!

    Denis Luan

    ResponderExcluir
  75. quantos vão para a escrita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vi muita gente reclamando de lógica, mas po era só conceito tava tudo no edital,,, dificil vai ser a de papiloscopista ja viram o edital? agora informatica pegaram um pouco pesado, mas nada que não desse para acertar 50%. A prova tava muito bem elaborada gostei espero que a de escrivão esteja mais dificil ainda

      Excluir
  76. ESTA PROVA SE RESUME EM APENAS UMA PALAVRA PARA INFORMÁTICA E LÓGICA. (MALDADE)

    ResponderExcluir
  77. Boa noite galera. foi a segunfa vez que prestei concurso paara a Policia Civil, em 2008 (1ª vez), fiquei em R.L e Criminologia, e resolvi tentar agora nesse ultimo concurso. Fiz o curso no G.O.E , iniciei em meados de novembro. O que aprendi foi incrivel, mas confesso que corri atraz tambem. O curso abre sua mente e te direciona, te da um norte. Aprendi a gostar de R.L e Criminologia, consgui fazer 5 de R.L (por DEUS) e 6 de criminologia, informatica fiz 7, portugues 18 e 19 em direito.Agora esperar para ver qual sera a nota de corte, mas a deixa é essa, correr atraz, por mais que o curso te ajude, tem que correr atraz de outras fontes de conhecimento.Quero aproveitar para parabenizar o curso e tambem seus progessores. E um abraço especial ao dr. Tiago, esse é o cara, tudo que ele ministrou em sala caiu na prova, letra por letra. valeu galera que todos consigam as coisas boas que almejem.

    Carlos

    ResponderExcluir
  78. Preciso de 2 em logica sera que da?

    Paulo.

    ResponderExcluir
  79. Pelo jeito to bem 16port, 18 direito, 7criminologia, 5logica, 5inf.
    Bom concordo que estava dificil, mas rumo a próxima fase tenho certeza q qm fez o minimo ta dentro assim como nas outras.Acadepol ai vou eu!!!!!! ah lógica é quase impossivel anularem, assim como informatica,,, agora direito voces conseguem. boa sorte

    ResponderExcluir
  80. Muito Obrigado aos professores do claretiano, eu nunca tinha estudado direito e mesmo assim consegui acertar 70% das questões de noções de direito e criminologia, infelizmente, fiquei por 2 questões de legislação especial.
    Boa sorte aos colegas que vão para segunda etapa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renan, não era preciso fazer media em legislação especial e sim em direito como um todo, ou seja, acertar 15 questões das 30 propostas incluindo constitucional, humanos, penal, processo penal e legislação especial.
      Corrija novamente sua prova, pois pelo que falou você passou...

      Excluir
    2. Noções de Direito e um bloco e criminologia é outro não é isso? Divide assim a prova Português, Noções de Direito, Criminologia, Informática e RL? Bombei em lógica. Graças ao Farid quase gabaritei Português!!! Marcos Pio Guarulhos

      Excluir
    3. Correto, ficou faltando apenas uma de lógica, eu errei a questão 67 que o Prof. Angelo colocou como passível de anulação, seria possível vcs me ajudarem a formular este recurso ? Se for necessário pagar alguma taxa por essa consultoria eu pago sem problemas.
      Obrigado

      Excluir
  81. Não desistam companheiros...passei por isso em IP-2008 (informática impossível, nível técnico altíssimo para concurso de ensino médio).Reprovei na oral de EP-2008,fiquei arrasado.Dei a volta por cima, estou concluindo o curso superior, tecnologia em segurança da informação, sou Agente de Telecomunicações Policial, e graças a Deus, não tenho mais problema com informática ou lógica nas provas.Porém, devo concordar que o nível da prova de lógica estava acima do comum, (estudei exaustivamente esses conceitos numa matéria denominada matemática discreta, comum em cursos de TI).Admito que,para quem não é da área, deve ter sido uma paulada mesmo...boa sorte a todos,e não percam a fé, com certeza nossos mestres do GOE conseguirão derrubar alguma e levar uma galera pra frente,

    Força futuros companheiros

    ResponderExcluir
  82. fiz 53...e o corte em todas as materias!!! sera que pego uma classificação boa?

    ResponderExcluir
  83. qual será o corte????quem fez o corte em todos será q já passa? fiz 53 e to preocupado, sera q rola?

    ResponderExcluir
  84. Fiquei por 1 de RLM e 1 de Informática . É possível que a nota de corte das matérias caia para 4 ?

    Abs.,
    GUTO

    ResponderExcluir
  85. Parabéns Carlos você é merecedor..
    Honrou nossa sala...
    Agora rumo a 2º fase. Boa sorte!!!
    Um grande abraço

    André

    ResponderExcluir
  86. A Vunesp é o rei e nós somos o carinha da forca, a única diferença é não ter escolha.
    O que será que vai acontecer na prova escrivão, qual será a surpresa do REI (VUNESP). Muda quem aplica mas não muda a sacanagem.
    GOE mostre sua força, digam a realeza que o salário é de apenas 2.700,00 e não precisava de tanto exagero, se com a ACADEPOL estava difícil de passar. Em 2008 eram 120.000 candidatos para 800 vagas só passaram 350, imagina com este nível.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  87. Alguém tem idéia de quando sai a lista de aprovados?

    ResponderExcluir
  88. Realmente não sei qual foi o objetivo desta prova, esta seria uma oportunidade única na história da PC em inovar no processo de seleção, mas como a própria manifestação do GOE explicitou, selecionar através da sorte não é a melhor forma.
    Acabaram com a funesta oral mas ainda não aprenderam a confeccionar uma boa e equilibrada prova, enfim, quem nasceu para ser PC nunca será PF.

    ResponderExcluir
  89. O examinador que elaborou lógica, é:
    a-criado com a vó.
    b-virgem.
    c-cornélio.
    d-sem noção.
    e-todas as anteriores.

    Resposta:e

    ResponderExcluir
  90. Sou aluno do 2o Sem de 2010 do GOE Claretiano e ainda me considero um aluno.
    Não usufruo das aulas, pois trabalho à noite e, infelizmente, não abrirão uma turma matinal. No entanto, estudo pelos livros e apostilas que comprei dos mesmos professores atuais.
    Comecei a estudar há 2 meses por inspiração de dois amigos que hoje são PC.

    Graças ao material do Farid, estudando sozinho e neste pouco tempo, fiz 15 em Português.
    Graças ao livro da Monica, fiz 7 em Criminologia.
    Em Direito rodei, talvez, porque estudo em cima de uma apostila que comprei numa banca de revistas.
    Fiquei depre com Lógica e Info, me sentindo muito mal, mas me aliviou ao saber que o GOE e demais alunos reclamaram do mesmo. Estamos juntos!

    ResponderExcluir
  91. Continuando meu comentário acima...

    Me chateou muito não ter podido participar da UTI do GOE por conta do trabalho. Mas sei que a vida tem seus sacrifícios...

    Dia 19 de Fevereiro tirarei férias e gostaria muito de saber se o GOE me aceitaria como aluno por UM mês para eu dar o gás e poder contar minha história de vitória em cima de EPC E APC. Poder me incluir na turma de aprovados sob a bandeira do GOE Claretiano.

    Se houver esta possibilidade, por favor, me respondam aqui ou por e-mail.

    Obrigado por tudo!

    ResponderExcluir
  92. Goe qdo sai o gabarito definitivo?

    ResponderExcluir
  93. Vlw GOE, fiz 60 pontos corretos, e não sei se porque foquei meu estudo de lógica realmente em conectivos e categóricos fiz 9 de lógica errando só 1, aquela dos conjuntos que nunca vi na vida... mas vlw !!! acertei 76% da prova !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo,quanto tempo voce vem estudando?

      Excluir
    2. Há uns 2 anos cara, pq fiz também a Oral de Agetel, mas não fui aprovado, então continuei a estudar !!

      Excluir
  94. Aprovadoo !!
    14 Portugues
    24 direito
    7 criminologia
    9 lógica
    6 informática
    60 pontos, será que dá ?? E ainda consegui passar mais 5 questoes que estavam certas de português, erradas para o gabarito, mas talvez ainda valide mais essas 5 pois só fiz um risco no gabarito na alternativa errada e depois pintei a certa !! será que valída estas também ? De qq forma Vlw mais uma vez GOE pela aprovação !!

    ResponderExcluir
  95. GOE, ESTAMOS AGUARDANDO A MANIFESTAÇÃO DO PROFESSOR RODNEY SOBRE EVENTUAL RECURSO/ANULAÇÃO DA PROVA DE INFORMÁTICA. TEM BASTANTE GENTE PRECISANDO DE 1 PONTO NESSA MATÉRIA PARA INGRESSAR NA SEGUNDA FASE! UM ABRAÇO

    ResponderExcluir
  96. É muita sacanagem isso ...! Claro também não consegui em RL e Info , apenas 3 em cada !
    Legal é pq acertei 48 das 60 primeiras ..ai fazem um palhaçada dessa ! Estudei que nem condenado a parecia outra matéria aquilo modus não sei o que lá...etc etc ! Ridículo , perdi meu tempo fazendo essa palhaçada!

    ResponderExcluir
  97. Falta os do Rodney agora, todo mundo na expectativa, acho que tem muitos que assim como eu, ficaram apenas por uma de informática... Esperança até o fim !!! 60 acertos e ficar de fora por uma palhaçada, é deprimente. :'(

    ResponderExcluir
  98. QUANTO SERA O CORTE PARA FICAR ENTRE OS 400 ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    ResponderExcluir
  99. Qual dos 4 gabaritos é o da prova?

    ResponderExcluir
  100. Acertos:
    Lógica: 90%
    Portugues: 80%
    Informática: 60%
    Criminologia: 50%
    Direito: 43%(não foi dessa fez.....)

    Rubens Andrade.

    ResponderExcluir
  101. olá Leandro e Marcao, enviei um e-mail para vcs (curso.p@gmail.com ) com recursos de lógica e informática. Por favor dêem uma olhada e apresente para os profs., pois muita gente depende deles para conseguir média ou até mesmo subir na média.
    Todos os recursos apresentados estao embasados em leis, livros e rotinas no caso da informática (padrao CESPE).
    DÊEM Uma olhada pelo menos e coloquem um parecer.
    abraços
    Rodrigo e Mauricio (turma de invest 2012)

    ResponderExcluir
  102. Algum professor do Grupo Orientado de Estudos poderia comentar a parte de Processual e Especial por favor?

    ResponderExcluir
  103. O prazo para interposição de recurso já começou? Alguém sabe?

    ResponderExcluir
  104. Logica foi osso embora eu não tenha estudado acertei 4 e uma provavelmente é aquela do recurso, informatica sussa, portugues sussa, criminologia sussa, noções de direito sussa, ja lei organica osso uhahuhuahua,,.
    Provavelmente vou fazer o curso ai na claretiano pois sempre vejo boas informações!!

    boa sorte pra todos nós!

    abraço

    ResponderExcluir
  105. Pessoal, como disse o Rodney, "uma andorinha só não faz verão", vamos todos entrar com recurso na questão de lógica e as outras que aparecerão que caberá recurso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, eu coloquei 2 de inf. Já passei pra ele dar uma olhada e verificar se e possível anular a questão, boa sorte pra todos

      Excluir
  106. É PESSOAL , A VUNESP NEM SE PREOCUPOU EM VERIFICAR CORRETAMENTE O CONTEUDO PROGRÁTICO , A QUESTÃO 27 , POR EXEMPLO , NÃO FAZ PARTE DO EDITAL DE INV E SIM DE ESCRIVÃO (ART 14 DA C F ) ,LAMENTÁVEL ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela segunda vez foi citada que a questão 27 é passível de recurso, por estar fora do edital...podem me informar como elaborar...?
      fiquei por uma em direito..lógica dei sorte, acertei 3 chutes, somando 7 no total..me ajudem com a questão 27 por favor...abs

      Excluir
    2. Vc esta enganado meu amigo, esta sim no edital, no parágrafo ... os Direitos Humanos..... A nacionalidade e os dir. Políticos. Abc

      Excluir
  107. Goe, consiga um recurso de Criminologia, por favor, só falta uma desta matéria......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem 2 questões de Crimino que acho que cabe recurso...Alguém do GOE pode ajudar??

      Excluir
    2. Estou viajando ou aquela da teoria do conflito cabe recurso, pois a colocação deles, eles estão excluindo com o OU ao invés de usar adição E, verificam aí. Abc e boa sorte pra todos

      Excluir
    3. Eu tbm acho que tem umas duas de Criminologia que cabem recurso, principalmente aquela da teoria da associação diferencial. Tbm estou por uma desta matéria, ajuda a gente GOE.......

      Excluir
  108. Pessoal, liguei na vunesp disse que o recurso é online, disse que a partir de amanhã estará disponível para entrar em recurso pelo site, não sei se é isso mesmo, mas fiquem de olho neste link, nas questões que cabem recurso vamos todos entrar. http://www.vunesp.com.br/PCSP1203/

    ResponderExcluir
  109. Pessoal do Goe e amigos,

    Aguardo o Rodney fiquei por uma de Informática...

    Sabem quando estará aberto para interpor os recursos?

    No site da VUNESP ainda está bloqueada a opção recursos...

    ResponderExcluir
  110. Fiz 48 com os cortes....sera que tenho chances?????

    ResponderExcluir
  111. disse que a partir de amanhã, passei em informática, mas mesmo assim estarei entrando com recurso nas que couberem, aguardo essa posição também dos colegas, pois fiquei por apenas em 1 de lógica,

    ResponderExcluir
  112. Amigos,

    Algum recurso de informática?

    abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu mandei 2 recursos pro Rodney analisar, aquela do botão de imprimir área selecionada, esta errada, pois quando vc clica no botão, aparece outro onde vc confirma a área selecionada, pode verificar . Abc e boa sorte

      Excluir
  113. Acho que quem fizer 50% dessa prova ta na 2º fase...
    Ou seja...40 acertos pra cima

    Prova muito dificil de RL e INFO...Cansativa...

    ResponderExcluir
  114. Rodney me salva cara só uma de informética

    ResponderExcluir
  115. recurso de logica:
    questao 66:
    Defesa:
    Todavia tal afirmativa não esta alinhada com a literatura específica sobre o tema conforme leciona o professor Bruno Villar, ao resolver uma questão da ESAF, o autor indica a seguinte contradição:
    "Todo filósofo era ateniense e algum filósofo era espartano."
    Como pode ser verificado a contradição apontada pelo renomado autor indica a possibilidade de ocorrer uma contradição sem a existência do conectivo de negaçao.(Villar, Bruno. Raciocínio Lógico / teoria e treinamento prático/ Bruno Villar. 2. ed. - São Paulo: Método, 2011. pg. 76.)

    questao 67 (prof. Angelo Comentou)

    informática:
    questao 77:
    Conforme podemos verificar na rotina apresentada pela questão, está incompleta; a alternativa apresentada como correta não é a verdadeira,uma vez que a rotina até então mencionada abre tão somente outro submenu, faltando ainda mais rotinas para chegar a questão apresentada como correta.Façam essa rotina e vcs comprovarao.

    questao 79:
    Defesa:
    No entanto ao realizarmos a rotina apresentada, o número de slide apenas estará SENDO indicado no canto inferior, mas não INSERIDO; pois para INSERIR O NÚMERO DE SLIDE conforme informado pelo enunciado apresentado, seria necessariamente obrigatório clicar em APLICAR A TODOS ou APLICAR, para que tal configuração de fato ocorresse.

    questao 80:
    O edital não menciona que o Google era conteúdo programático de Informática relacionado à sites e busca na internet.
    O presente edital reporta: Internet: Navegação Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.
    Ou seja, a banca não pode exigir que o candidato conheça todas as funções de busca do Google, pois o Google é apenas um site dentre milhares existentes, e não necessariamente todos usuários precisam utiliza-lo para realizar buscas na internet. Podemos usar outros sites que apresentam o mesmo conteúdo, tais como Cade, Bing, Yahoo, etc...
    O fato gera impedimento conforme a lei 8666/93 – licitação pública - onde nomes e marcas registrados não podem ser mencionados em processos licitatórios.
    Sendo assim como GOOGLE não foi mencionado no edital e como forma de garantir a imparcialidade à todos os candidatos presentes no processo licitatório para o cargo em licitação, a questão é passível de anulação pela banca examinadora, como medida de justiça.


    Coloquei esse material para apreciaçao dos professores.


    ResponderExcluir
  116. Uma dúvida: nos recursos eles vão cancelar a questão ou vão considerar como questão certa?pq p atingir os 50% eles tem que considera-la como certa.se for cancelada ainda fica 4 de 9 o q não chega aos 50%.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. creio que cancelando é o mesmo que considerar como certa.

      Excluir
  117. Para quem está preparando recurso: a questão 27 (versão 1) sobre direitos políticos (resposta: Não podem alistar-se como eleitores...) está FORA DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO! Esta quetão é do artigo 14, mas o edital só pede artigos 1º ao 5º e 144.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tá nada, tá dentro do edital sim.

      Excluir
  118. Mais um fazendo coro a apenas 1 questão de lógica, minha média geral está em torno de 73%, preciso de apenas 1 questãozinha de lógica. Abraços pessoal, sábado estamos juntos de novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso ai amigo to nesta mesma situação, Leandro, coloca as instruções para que possamos entrar com recurso. Estou aguardando.

      Excluir
  119. O Farid é um ótimo professor, mas o professor que entrou em seu lugar (Alex) representou também... 90% de acertos!

    ResponderExcluir
  120. Haverá curso para a segunda fase ?

    ResponderExcluir
  121. 40 é muito pouco, acho que a nota de corte(ficar entre os 1200) sera na casa dos 50...vejo uma pontuação alta por ai, nao sei..realmente..apenas um mero palpite. Agora,para ficar entre os 400....uns 60.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A GALERA NAO ESTA FAZENDO NEM O CORTE!!!! NAO PODEMOS NOS DEIXAR LEVAR POR UMA PROVA DIFICIL, TALVEZ ESTTRANHAMOS, POIS MUDOU O METODO DE COBRANÇA DA BANCA E NAO SABIAMOS O QUE ESTUDAR!!!
      TUDO FOI UMA NOVIDADE!!! PARA NOS E PARA OS CURSINHOS!! O CERTO É PARAR DE CHORAR E LEVANTAR A CABEÇA!! AVANTE COMPANHEIROS, TEM A PROVA DE ESCRIVAO, AGENTE, PAPI...FORÇA

      Excluir
  122. GOE, POR FAVOR SÓ PRECISO DE UMA DE INFORMÁTICA PARA A SEGUNDA FASE...PELO QUE VI UMA GALERA FICOU POR 1...
    NOS AJUDEM AÍ ESTUDEI DEMAIS, FOI MUITA SACANAGEM DA VUNESP...
    RODNEY PRECISAMOS DE VOCÊ PROFESSOR...
    ABRAÇO...

    ResponderExcluir
  123. Alguém tem algum recurso de informática para compartilhar?

    abraços

    ResponderExcluir
  124. Prof. Rodney,

    Salva com um recurso de informática...

    ResponderExcluir
  125. Pessoal, vislumbrei a possibilidade de uma ação contra a vunesp em relação aos horários de aplicação das provas! Algumas salas começaram a prova com atraso de 30 minutos, se eles colocaram 3 horas para se evitar q houvesse algum tipo de tentativa de fraude, como é possível q alguns tivessem saído as 16:00 e outros as 16:30? ou seja, não havia hora certa de início nem término do concurso...ferindo a lisura do certame!foi meio q arbitrariedade dos fiscais a hora q seria iniciada a prova, coisa q não estava prevista no edital, além do q, e se houvesse um atraso de 1hora? a prova para uns terminaria 17 e para outros as 18??? estranho isso né?falei com 1 advogado ele me disse q é possível uma ação através MS se houver testemunhas, aki em Sao Jose dos Campos já tenho 3...se o pessoal se reunir e entrar com uma ação conjunta talvez consigamos anular a prova!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKK.. TÁ DE SACANAGEM 01 ????????

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!
      ou esse advogado realmente eh bem do brás.. ou ele quer seu dinheiro meu truta!!! nem se apegue nessas balelas.
      qual direito liquido e certo q esse MS vai amparar?
      melhor vc ir estudar para as prox provas..vamos passar!!! tenha fé

      Excluir
    3. É realmente identificação diferencial. Achei em dois livros diferentes.O livro CRIMINOLOGIA, DO LUIZ FLÁVIO GOMES fala dessa teoria e da influência da Mídia na violência. Portanto, questão correta

      Excluir
  126. Logica foi o que me reprovou, infelizmente...massss vamos continuar estudando para as proximas provas neh?!?!
    Vcs sao otimos.....bjus..Tati

    ResponderExcluir
  127. GOE, POR FAVOR PRECISO DE UMA DE INFORMÁTICA, E PELO QUE VI UMA GALERA TÁ NESSA SITUAÇÃO, SERÁ QUE ROLA ALGUM RECURSO NESSA MATÉRIA?
    ESTUDEI DEMAIS E FICAR POR UMA PRA SEGUNDA FASE É FOGO... FOI MUITA SACANAGEM DA VUNESP INFORMÁTICA E LÓGICA NESSA PROVA.
    RODNEY AJUDA AGENTE AÍ PROFESSOR...
    ABRAÇO...

    ResponderExcluir
  128. Pelo que eu vi so 1 de logica passivel de recurso..
    não deu mesmo. Preciso de 2... Não deu..

    Paulo B. dos Santos

    ResponderExcluir
  129. o corte será mais de 60 se anular alguma questao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que não , teve muita gente que zero em RLM e Informática. Acho que mesmo anulando Inf e RLM o corte será 50%.

      Excluir
  130. Aew pessoal, sou mais um precisando de uma questão de informática. Postem as questões que vocês entrarão com recurso ou se alguém souber alguma novidade do Rodney, compartilha. Vou entrar com recurso para as questões 72 e 75.

    ResponderExcluir
  131. Pessoal que ficou por 2 questões de R.L., existe uma luz no fundo do túnel, busquei esta informação no fórum CorreioWeb e dei uma olhada no livro do Villar (Bruno Villar. 2. ed. - São Paulo: Método, 2011. pg. 76.) e além da questão 66 do professor Ângelo, temos também a questão 67.

    Texto do recurso:

    Recurso Questão 66: Prova Tipo 3

    A questão 66 da prova tipo 3, o gabarito aponta como correta a alternativa B, onde diz “Não existem contradições sem que ocorra o conectivo de negação", pois bem, esta resposta não esta alinhada com a literatura específica sobre o tema conforme leciona o professor Bruno Villar, ao resolver uma questão da ESAF, o autor indica a seguinte contradição: "Todo filósofo era ateniense e algum filósofo era espartano" como pode ser verificado a contradição apontada pelo renomado autor indica a possibilidade de se ocorrer uma contradição sem a existência do conectivo de negação. (Villar, Bruno. Raciocínio Lógico / teoria e treinamento prático/ Bruno Villar. 2. ed. - São Paulo: Método, 2011. pg. 76.)
    Sendo assim, a questão 66 do tipo 3 não possui alternativa correta, sendo, com o devido respeito, imperiosa sua anulação, pela douta banca examinadora, como medida de justiça.

    Boa sorte a todos!!!

    Amanhã mando os recursos....

    ResponderExcluir
  132. Recurso da Questão 67 de R.L. dos comentários do professor ângelo.

    Questão 67 Prova Tipo 3

    (A) Dilema construtivo.
    (B) Silogismo disjuntivo.
    (C) Modus tolens.
    (D) Adição.
    (E) Modus ponens.

    O argumento acima descrito não teria a possibilidade de ser um Modus tolens, pois este significa a negação do consequente e na questão dada pela banca o correto seria um argumento não válido, tendo como conclusão a negação do antecedente, como segue o exemplo abaixo:
    Se é paulista, então é brasileiro
    Não é brasileiro
    Então, não é paulista.
    Sendo assim, a questão 67 não possui alternativa correta nas apresentadas nesta questão, sendo, com o devido respeito, imperiosa sua anulação, pela douta banca examinadora, como medida de justiça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parceiro..acho que seria viável colocarmos alguma referência literal para embasar o recurso..abraço e boa sorte
      vou entrar também porem vou citar alguma referencia

      Excluir
  133. Quem precisa de criminologia vai uma questão para recurso. O professor João Nazareno foi quem formulou. Boa sorte!

    Recurso: Criminologia Questão 55 Prova 1

    O gabarito oficial informa como correta a alternativa”A” para a questão
    número 55 ,ou seja,” da Identificação Diferencial” ,no entanto,conforme a
    literatura específica, na esteira majoritária,a denominação usual e clássica para a situação descrita no enunciado é” Teoria da Associação Diferencial”,
    prevista na ”alternativa “D”,que embora receba novas contribuições, é a
    origem do pensamento exposto (vide Shecaira ,Sérgio
    Salomão.Criminologia,Terceira Edição,p.204, primeiro parágrafo;p.218,segundo
    parágrafo).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, preciso de uma de criminologia, vou copiar e alterar algumas coisas pra não ficar igual.

      Excluir
  134. Calma Paulo B. dos Santos, veja os comentários que postei nas questões 66 (Ângelo) e a 67 (Fórum) de R.L. Entra com o recurso que podemos conseguir.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  135. Galera vamos colocar as possiveis questões para entrar com recurso....vamos nos unir é nosso direito, vamos correr atras do que é nosso!!! abraxx
    Postem as questões por favor!!!!!11

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vamu estuda!!!! fe em deus q ele e justo
      vou cola no GOE e anota tudo e estuda pq aux de necrop ta ai

      miltin/zn-jaçana

      Excluir
    2. Meu amigo estude para outra carreira, já pensou passar anos no iml. Tem carreira muito melhor, sai dessa.

      Excluir
  136. Nossa pessoal,por favor antes de prestar qq concurso,leiam o edital corretamente,um comentário a cima dizendo que está indo para o TF e TP,só por Deus.

    E outra Leandro amanhã será o ultimo dia para os recursos,então seu professor de informática não irá ajudar os alunos do GOE.

    ResponderExcluir
  137. Gostaria que o pessoal do GOE e demais colegas dessem uma olhada no site onde pode-se questionar a utilização do termo implicação material e mais demonstrar o nivel de aprofundamento utilizado pela vunesp, tendo em vista que as questões levantas e debatidas por diversos percursores do raciocinio logico mundial comentados por matheus silva da UFMG demonstram que a vunesp não seguiu o edital indo além do que deveria ser exigido, vou com essa até onde for possivel, analisem se é possivel por favor...
    site: http://criticanarede.com/ifpthenq.html

    ResponderExcluir
  138. cade o nosso querido professor rodney idankas que nao se pronuncia.... grande parte dos alunos precisando de 1 questao de informatica e ele simplesmente some e nao da satisfaçao

    vamo ajudar aeeee galera, fiquei por 1 de informatica, com 76% de acerto na prova... tem cara com 55% q vai entrar... injusto maaaas oque manda é o edital

    vamo brigar por essa questao de informatica aiii e pelas de logica pra quem precisar tbm...

    Ajuda aeeeee idankas

    ResponderExcluir
  139. Olá Leandro, estou aguardando a argumentação melhorada que iria colocar no blog para usarmos. Veja algo bem argumentado com o Ângelo e o Batata, pois precisamos entrar com recurso para ganhar mesmo. Por favor, pois muitos como eu só depende desta questão.

    Fernando

    ResponderExcluir
  140. Pessoal, alguem sabe, em media, qual o prazo que a vunesp libera a lista dos aprovados???? e se ela normalmente anula questoes e o prazo da resposta para isso tambem.

    Agradecido.

    ResponderExcluir
  141. Recurso Questão 79:

    De acordo com a questão: “Clicando em Número do slide e marcando a opção Número do slide, a informação será inserida no(a)”, o que na realidade não acontece. Ao se clicar na opção “Número do Slide” a informação não é “Inserida”, mas tão somente “Selecionada”, para que a ação fosse efetivamente cumprida seria necessária, ainda; outra ação, que possui duas possibilidades: clicar em “Aplicar a todos” ou em “Aplicar”, fazendo com que, só então a numeração fosse “Inserida” no slide. Sendo assim, a questão 79 não possui alternativa correta, sendo, com o devido respeito; imperiosa sua anulação, pela douta banca examinadora, como medida de justiça.

    ResponderExcluir
  142. Alguém sabe a;guma de Info para recurso??? Além das já citadas é claro !!!

    ResponderExcluir
  143. Galera fiz dois recurso de informatica , questao 78 e 79.So aguardar agora..Vlwssss

    ResponderExcluir
  144. Responsaveis pelo cursinho e galera.. leiam este recado...... desde domingo apos a prova IP fiquei totalmente frustado e analisando toda situação e lendo os comentarios de alguns "futuros colegas" VOU ESCREVRER.. em 2004 alguns familiares passaram na prova de agente da policia federal, porem alguns não passaram na prova física e no dia das avaliações da CESPE HAVIA um advogado QUE conseguIA atraves de 'REMEDIOS JURIDICOS' que o candidato volte para o concurso publico mesmo tendo reprovado no físico!!!!! fiquei intrigado e acabei indo ao encontro deste advogado e resumidamente ele disse: uma empresa que ministra um concurso publico ela não pode simplesmente pedir algo na prova sem ter uma bibliografia de referencia..... e foi ai que ele solicitou para CESPE (obrigado a infomar) a bibliografia para o concurso e com este material em mãos verificou-se que a CESPE esta fora do edital,ou seja, pedindo algo que não era para cair na prova......... so sei que varios conhecidos conseguiram voltar para o concurso com estes e outros argumentos... então fica ai uma dica ..a VUNESP TEM QUE INFORMAR A BIBLIOGRAFIA que fala NOÇOES DE DIREITO, NOÇOES DE CRIMINOLOGIA, NOÇÕEs DE LOGICA, NOÇÕES DE INFORMÁTICA senão galera a prova é cabivel de ANULAÇÃO!!!!!!!!!! OBRIGAdO GOE PELO ESPAÇO

    ResponderExcluir
  145. Estou por 1 de informática também , Idankas salva ''nóissss''...

    ResponderExcluir
  146. CADE OS COMENTÁRIOS DO RODNEY ????

    ResponderExcluir
  147. Alguém sabe sobre os recursos de informática?

    Rodney, ajuda ae...

    ResponderExcluir
  148. Amigo,
    Citou os recursos de informática 78 e 79. Pode informar a fundamentação?

    abraços

    ResponderExcluir
  149. Quando começa o curso pra 2 Fase?

    ResponderExcluir
  150. Pessoal,

    Atenção ao prazo para o recurso:

    VIII – DOS RECURSOS
    1. Serão admitidos recursos quanto:
    1.1. ao indeferimento do pedido de redução do pagamento da taxa de inscrição;
    1.2. à aplicação das provas;
    1.3. às questões da Prova Preambular;
    1.4. ao resultado da Prova Preambular;
    1.5. ao resultado da Prova de Aptidão Psicológica;
    1.6. ao resultado da Prova de Aptidão Física;
    1.7. ao resultado da pontuação dos títulos e
    1.8. à classificação final.
    2. O prazo para interposição dos recursos será de 3 (três) dias úteis, contados a
    partir do primeiro dia útil imediato à data da publicação do resultado no Diário
    Oficial do Estado ou ao fato que lhe deu origem.

    ResponderExcluir