quinta-feira, 24 de maio de 2012

Buchas da Oral – Série Agetel

Seguem as buchas do 1º dia de Prova Oral separadas pelos professores do G.O.E. Curso.

Direito: Todo poder emana do povo que o exerce por meio de representantes eleitos direta ou indiretamente. Quais as formas que o povo pode exercer diretamente e indiretamente?
Prof. Mônica: Art. 1º da CF. O texto constitucional consagra o sistema híbrido ou misto de Democracia adotado pelo Brasil onde a participação do povo (titular do poder) pode ser feita de forma direta e indireta. Será DIRETA através do plebiscito, do referendo e da ação popular e INDIRETA através dos representantes eleitos, isto é, os deputados e senadores.

Criminologia: O que é método naturalístico?
Prof. Mônica: É o método indutivo, empírico, experimental e científico utilizado pela Criminologia para encontrar explicações diante da conduta criminosa do indivíduo.
Não teve nenhum "Bicho de 7 Cabeças" até agora, seja em direito ou em crimino. Tá super tranquilo.

Informática: Quais tipos de conectores de vídeo você conhece?
Prof. Rodney: Primeiro, veja minhas justificativas para a bucha do dia: Pergunta simples, resposta complicada pois poucos candidatos conhecem a resposta, salvo nossos guerreiros! Caiu exatamente essa pergunta na prova de Agente da Polícia Federal há 02 semanas.
Os conectores de vídeo estão em processo de contínua evolução. Podemos citar, pela escala de evolução, os seguintes conectores: VGA: transmissão de vídeo analógico (é aquele de cor azul). É o modelo mais antigo em uso; DVI: transmissão de vídeo digital e maior resolução gráfica em relação ao VGA(é aquele de cor branca); HDMI: é o conector que transmite vídeo no mesmo canal de áudio de forma digital. Há ainda outros conectores de vídeo, não específicos para computadores, mas que podem ser usados com esse propósito: RF; RCA; SVÍDEO.

Português: "O badalar dos sinos animou debilmente.". Dê derivações no texto e tipo.
Prof. Farid: Formação de palavras é um tema que, amiúde, causa preocupação, porque é sempre uma surpresa, uma palavra qualquer. No entanto, quem estudou e assimilou bem o tema, notou que bastaria ter tranquilidade e respirar para responder com firmeza e convicção. Sugestão de resposta: Há dois exemplos de derivação: a) derivação imprópria = a forma verbal "badalar" empregada com valor de substantivo (é o núcleo do sujeito o badalar dos sinos); b) derivação sufixal = ao radical "débil" acrescentou-se o sufixo "-mente", formando um advérbio.
Português: "Crianças, guardem os brinquedos.". O sujeito é agente ou elíptico? Justifique.
Prof. Farid: Observa-se que o enunciado tem aquilo comumente chamado de 'pegadinha'. Esse tipo de questão gera insegurança ao candidato: trata-se de tema simples, objetivo, sem nenhum motivo para 'complicações'. A forma verbal "guardem" está no imperativo, concordando com o sujeito elíptico (afinal, o sujeito é desidencial ou oculto) "vocês"; mas também há que se considerar que este sujeito é o agente da ação verbal. Portanto, o sujeito da oração dada é agente e elíptico.
Se houve alguma 'bucha' no dia 21, em Português, foi uma bucha daquelas amaciadas para banho com sabonete líquido... Perguntas tranquilas, dentro do previsto. Mesmo as de significação estavam bem definidas no contexto, auxiliando o candidato a responder com segurança. Todos os aspectos gramaticais foram abordados, privilegiando quem estudou e se dedicou. Confiamos que sempre será assim! Amém!

38 comentários:

  1. Quando vcs pretendem colocar mais buchas da oral de AGETEL?

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o professor Farid. Assisti a uma prova oral, no dia 22, e também achei as perguntas bem tranquilas. Os candidatos que se preparam e mantiveram a calma conseguiram responder pelo menos a metade das questões.
    A banca está de parabéns! Continuem assim... rs

    ResponderExcluir
  3. Sorte de quem está fazendo o oral agora, pois nós que faremos nos últimos dias pegaremos as verdadeiras "Buchas do Oral" rs

    ResponderExcluir
  4. Nao seria plebiscito, referendo e iniciativa popular?
    E o voto como forma de participacao indireta?

    ResponderExcluir
  5. Achei nada a ver as perguntas. Não prova se o candidato tem ou não conhecimento.

    ResponderExcluir
  6. Só quero ver se os professores da banca não fiquem complicando e extendendo a mate´ria para além dos pontos do edital.

    ResponderExcluir
  7. Leandro, o senhor não conseguiria fazer uma UTI de um dia com as matérias: Direito Constitucional, Direitos Humanos e LOPC???
    Creio que daria turma facilmente, pois muita gente está penando nessas matérias e estão pegando pesado nos orais...

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Leandro,novas informações sobre os concursos.

    http://jcconcursos.uol.com.br/Concursos/Concursos-Previstos/concurso-previsto-policia-civil-1214-vagas-43595

    ResponderExcluir
  10. caro moderador, só esta sendo possivel postar comentarios usando janela anonima do navegador. acho q muitos usuarios nao estao conseguindo postar por causa disso.

    ResponderExcluir
  11. essa prova oral ta mais dificil a cada dia que passa...

    ResponderExcluir
  12. Será que vai ter nota de corte? Alguém arriscaria uma?

    ResponderExcluir
  13. Acredito que mais de 60. Fui mal na oral(ou não) mas fui bem na preambular. Acho que da pra passar(ou não)...

    ResponderExcluir
  14. Nota de corte só existe na prova preambular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A nota de corte pode ser a nota final(média da preambular com a oral)

      Excluir
  15. Só não haverá nota de corte se o número de candidatos classificados for menor do que o número de vagas, ou seja , seria necessario eliminar mais de 2/3 dos candidatos.Não acredito que isso vá ocorrer. Acho que vai ter nota de corte, em torno de 65.

    ResponderExcluir
  16. Creio ele se refere há uma teórica nota de corte, haja vista que são 289 vagas para 700 candidatos... acho que pra passar entre os 300 tem que tirar uns 70 pontos na oral.

    ResponderExcluir
  17. alguem tbm acha que foi mal na oral?

    ResponderExcluir
  18. Fui bem, acho que tiro uns 95 na oral.

    ResponderExcluir
  19. Fui Bem..acho que tirei 100 na Oral.

    ResponderExcluir
  20. Eu tirei 1000!
    Cada uma que temos que ver (ou melhor, ler)

    ResponderExcluir
  21. pare de ficar se achando, dizendo que foi bem na oral, quem têm de dizer isso são eles. não vale só o conhecimento nessa fase e sim também o comportamento que tem que ser compatível...tem que já ter o perfil...seja humilde

    ResponderExcluir
  22. Sei lá... acho que já era. Não percebi ajuda nenhuma dos examinadores para comigo...

    ResponderExcluir
  23. Vou dar a letra: pra PCSP não serve os "fod....ões" e nem os "derrotados".
    Essa de falar que foi bem pacas não vira.....até pq falar até papagaio fala, certo!!! E nem essa de parecer o Lip (Lip e Hardy)....oh céus, oh vida.....ah para (já na nova ortografia) vai chorar no colchão!!
    Só os que persistirem até o fim vão triunfar, o resto é resto e vai continuar sendo.

    ResponderExcluir
  24. A grande verdade é que os comentários já estão passando do limite Marcão. Uns querem falar que tirou 100, outros vêm dar liçãozinha de moral como se fossem policiais há 10 mil anos e ja soubessem como funciona a PCESP. Primeiro, ninguem sabe se ja passou ou não, apenas se foi bem no exame. Segundo esses anonimos que vêm dizer que a polícia gosta disso ou daquilo, vocês também nem sabem o que estão falando, só transmitem o que ouvem por aí, no máximo se forem policiais são calças brancas. Galera, vai estudar!!!

    ResponderExcluir
  25. Acho q fui bem, mas meu medo foi a prova de logica, que nao tem meio certo. Ou acerta ou erra...E nao vejo nada de mais em expor aqui as impressoes a respeito da prova. Qual o problema de achar q foi bem ou mal e compartilhar com os demais candidatos? vou passar!

    ResponderExcluir
  26. alguém sabe qual é o processo de formação da palavra "o canto das cegueiras" isso mesmo tudo junto?

    ResponderExcluir
  27. O próprio nome já diz: Processo de formação DA PALAVRA. Não tem como ser tudo junto. Ele queria o processo de formação de "canto" - É uma derivação deverbal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu anônimo, mas acho que errei!
      obrig.

      Excluir
  28. Marcão, se prepara, o goe vai ser recorde de aprovação nesse concurso.

    ResponderExcluir
  29. É...vi muito "neguinho" ir mal na prova de IP, anotei o nome para ver se a oral por si só garantia, e resultado:
    O cara que foi mal pacas - lembro até das matérias: Portuga e R.L - APROVOU!
    Portanto, creio que realmente não adianta ninguém achar ou deixar de achar, mas sim, eles!
    PHODA!

    ResponderExcluir
  30. Última semana de prova oral....Só bucha!!!

    ResponderExcluir
  31. Pessoal, saindo o resultado da prova oral, caso os nossos nomes constem na lista, já poderemos comemorar? Tomar aquela gelada pra relaxar!!!!!

    ResponderExcluir
  32. Amigos, será que o resultado sai amanhã mesmo a noite no site da PC?

    ResponderExcluir
  33. ÉÉÉ AMANHÃÃÃÃÃÃ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde. Alguém pode me esclarecer uma dúvida?
    A lista será com as notas da Oral (que deverão ser somadas às notas da preambular), e posteriormente haverá uma lista com as médias finais, ou será já uma lista definitiva?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  35. GOE - vocês saberiam responder essa das 28 de junho de 2012 15:07?

    ResponderExcluir