terça-feira, 12 de abril de 2011

Buchas da Oral 3

Português - Prof. Farid: A "bucha" de hoje não é exatamente uma "bucha", mas um alerta. Os verbos abundantes: aqueles que têm duas formas com mesmo valor gramatical, especialmente no particípio. Exemplos da prova: FARTAR = FARTADO E FARTO; ACEITAR = ACEITADO E ACEITO; EXPRIMIR = EXPRIMIDO E EXPRESSO. Em poucos dias de prova, este assunto tem sido recorrente. Abç.

Direito: O que é tentativa perfeita?
Prof. Víctor: Também conhecida como “crime falho”, ocorre quando o agente pratica todos os atos de execução do crime, mas o resultado não se produz por circunstâncias alheias à sua vontade e para ele NÃO HÁ MAIS MEIOS para executar o crime, pois todos os disponíveis foram esgotados...

Criminologia: O que foi o ciclo do terror?
Prof. Mônica: Foi o período de vingança pública, durante o absolutismo, onde o Rei era considerado a Lei, ele era o Estado. Nesse período, muitos inocentes foram condenados e muitos culpados ficaram impunes. As execuções bárbaras tinham que seguir um ritual sádico onde todos assistiam os suplícios até a morte.

Atualidades: O que é biomassa? Quantas formas existem para transformar biomassa em energia?
Prof. Rodrigo: Biomassa é um material constituído por substâncias de origem orgânica (vegetal, animal e microrganismos). As formas de transformação são:
- Combustão direta: é a queima do material por aquecimento direto. Biomassa como madeira, lixo, palha e biogás podem ser queimados para produzir gases quentes ou aquecimento de vapor d'água. É a mais comum e simples técnica de aproveitamento da biomassa.
- Pirólise: é a degradação térmica por calor na ausência de oxigênio. Biomassa como madeira, lixo, e outros, são utilizados, e produzem gases, óleo combustível e carvão.
- Digestão anaeróbica: converte matéria orgânica numa mistura de metano e dióxido de carbono. Misturas de lixo, esgoto, restos de indústrias de alimentos, fezes de animais, e água são colocadas em um tanque de digestão, na ausência de oxigênio.
- Fermentação alcóolica: álcool combustível é produzido fermentando-se o açúcar da cana e, então, separando-se o álcool da mistura por destilação. Além da cana, trigo, beterraba, batatas, mandioca, papel, cerragem e palha contém açúcar ou celulose, que podem ser convertidos para álcool via fermentação. Saudações.

Lógica: Nas cartas de um baralho, qual a probabilidade da primeira carta ser de ouros ou de copas? Sendo que cada naipe tem 13 cartas e um baralho completo tem 52 cartas.
Prof. Pedrão: Questão de Probabilidade de bom nível, exigindo do candidato conhecimento teórico e tranquilidade na prova. Vamos lá: Em um baralho de 52 cartas com 13 cartas de cada naipe temos 26 cartas que nos interessam (13 cartas de ouros e 13 cartas de copas), assim a probabilidade que queremos é dada por: P = 26 (cartas que queremos) / 52 (total de cartas do baralho) = ½

Informática: O que é pixel? Em qual periférico eu posso encontrar?
Prof. Rodney: Aparentemente fácil de responder, só aparentemente, pois essa questão pode revelar o despreparo de diversos candidatos para a prova oral da PC, por isso considero a bucha do dia. Não se trata de nenhuma pegadinha e sim conhecimento sobre o que vem a ser o pixel. Esse assunto é abordado em nossas aulas de hardware, por isso nossos alunos estão preparados para responder corretamente. PIXEL é o menor ponto gráfico endereçável por um programa de computador que por uma sequencia própria formam os caracteres, números, símbolos especiais, gráficos etc. Cuidado, pois muitos falam que é o menor ponto visível e isso é um erro básico de conceito, pois o pixel pode ou não ser visível, mas sempre será endereçável por um programa de computador. O pixel é manipulado diretamente no monitor, ou seja, o periférico de saída de visualização. Abraço a todos os guerreiros do GOE, de seu prof. Idankas.

3 comentários:

  1. Bom dia!

    alguem poderia me informar se a banca da semana passada é a mesma desta semana?

    muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Na prova oral eles perguntam qual o prazo para a posse. No estatuto dos funcionários civis do estado de São Paulo, art.52, diz que é 30 dias. Na Lei Organica da policia de São Paulo LC 207/79, ART.28 diz que são 15 dias. Só para confirmar a LOP prevaleçe sobre o estatuto?

    ResponderExcluir
  3. Sim, o prazo prevalecente é o da LOP sendo de 15 dias a contar da nomeação podendo ser prorrogado por mais 15 dias.

    ResponderExcluir