segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Prova Investigador da Polícia Civil 2009 (IP-1/09) - COMENTÁRIOS E RECURSOS

Quanto aos recursos, lembro que só a partir da publicação no DOE da lista dos aprovados é que se pode entrar com os recursos. Isso porque com esta lista sai também a nota de corte de cada Seccional e o gabarito final, ou seja, até lá pode haver alteração.
Usem os comentários dos professores para elaborarem seus argumentos.
PROVA COMENTADA PELOS PROFESSORES DO GOE-Claretiano
.

74 comentários:

  1. Pq eles dificulta tanto nesses concursos parece k eles não querem ninguém na PC.

    ResponderExcluir
  2. Leandro, o BATATA tem toda razão pois essas questões que você citou na outra página não são Raciocínio Logico, aquilo é física ou sei lá o que, sem comentários.

    ResponderExcluir
  3. Desculpe, mas aqui não é lugar para troca de elogios entre candidatos... Tópico limpo.

    ResponderExcluir
  4. Gente, o pessoal precisa se situar, heim?
    Se questões são anuladas/revistas, beneficiam todos, não só quem interpôs o recurso.
    A sombra realmente deve ser pra poucos: acredito que a maioria está na labuta, no esforço diário, "no sol" mesmo, buscando a aprovação.
    O que é justo, é justo.
    Está incorreto? Tem que anular e beneficiar a quem de direito!!

    ResponderExcluir
  5. Prof. RODNEY
    As questões 95 e 100 cabem recurso??
    E a 82?? (pois está última possui duas alternativas iguais, assim podendo confundir ou induzir o candidato a erro, ou até mesmo ir de encontro contra as regras do Edital).
    O que será possível fazer ???

    ResponderExcluir
  6. CARAMBA..
    PELO JEITO VÁRIOS CANDIDATOS CAIRAM COMIGO EM LÓGICA , INFORMÁTICA E PORTUGUÊS.
    SÓ RESTA AGUARDAR O PROXIMO EDITAL

    ResponderExcluir
  7. Ave Maria, a galera do Claretiano ou está escondendo o ouro...ou todo mundo rodou..tb...

    e eu me incluo nessa ae...


    Já to estudando pro ano que vem......por que esse já era... não adianta ficar chorando....



    A Galera ta parecendo BEBE chorão querendo beber leite de BÚFALO como diz "a LUZ" .

    Vão estudar galera...

    ResponderExcluir
  8. Vamos aguardar o desfecho!!!!
    Agora é o momento de desejar Boa Sorte

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. é verdade..
    A PROVA NÃO ESTAVA FACIL .. MESMO QUE FEZ O BOM CURSO DO CLARETIANO DEVERIA TER ESTUDADO UM POUCO MAIS EM LÓGICA ( TAUTOLOGIA , CONTRADIÇAÕ , CONJUNÇÃO ) QUE FAZER PARTE DA LÓGICA, QUANTO AS OUTRAS PERGUNTAS FORAM SIMPLES DE RESOLVER E EXIGIAM RACIOCIONIO MATEMATICO , REGRA DE TRES.. A INFORMATICA NAO FOI TAO DIFICIL PORQUE CAIRAM 5 PERGUNTAS SOBRE MALWARE POSSIVEIS DE ACERTAR POR ELIMINAÇÃO , DIREITO ESTAVA FACIL , CRIMINOLOGIA TB EXIGIU UM POUCO MAIS E PORTUGUES ESTAVA MEDIANO..

    CONCURSO PUBLICO NUNCA FOI FACIL PASSAR E NUNCA SERA.. TEM QUE ESTUDAR NO CURSINHO E UM POUCO MAIS POR FORA PESQUISANDO NA INTERNET COM DISSE O PROF FARID..
    BOA SORTE AOS VENCEDORES DESTA DIFICIL 1 FASE QUE ACREDITARAM NO OBJETIVO COM DIRIA A DR MONICA

    ResponderExcluir
  10. Duro de aguentar a Acadepol formulando provas !
    O primeiro obstáculo era entender o que era pergunta e o que era alternativa.Parece até que é de propósito: Questões sem resposta adequada, outras com duas alternativas iguais.. meu Deus !! Uma bagunça generalizada ! Só peço que na hora de corrigir a c... , não façam como na IP/08 e sentem em cima.Enquanto não contratarem uma empresa , como Vunesp, Carlos Chagas, para , pelo menos, aplicarem, a preambular, vai ser dessa forma: Ame-a ou deixe-a !

    ResponderExcluir
  11. RECURSOS CRIMINOLOGIA

    Como dizia o poeta José Paulo Paes:
    Ser ou não ser
    Somos

    Então vamos pra cima!!!
    E aí você topa?

    Pessoal cabe ou não cabe recursos em criminologia:

    A parte de Criminologia possui quatro questões de entendimentos diferentes pelos cientistas e doutrinadores, logo as questões 44, 45, 48 e 50.

    Na questão 44 o suporte ao recurso pode estar na orientação da doutrina, que dita mais leis flexíveis e restritivas do que evolutivas e flexíveis.

    Na questão 45 o saudoso marquês defende alguns posicionamentos e três deles estão na lista que são as alternativas a, c e d; então eu acredito que cabe recurso com relação à formulação da questão.

    Em especial as questões 48 e 50, informo aos desesperados que não se apeguem no que diz os dicionários de Internet, porquê estas fontes não são positivadas, ou seja, não um possuem comprometimento oficial.

    Bom, a impressão é que as questões 48 e 50 foram formuladas através do dicionário Wikipedia.

    Pessoal há dúvidas nisso tudo, sim há, mas também há possibilidades.

    Fico na torcida de que minhas premissas estejam corretas.

    Desculpem, mas quem não arrisca não petisca, e seguindo para fechar:

    Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.
    Fenando Pessoa.

    ResponderExcluir
  12. Fiz 76 pontos e rodei por uma questão que eu sabia, já tinha estudado mas fiquei em dúvida na hora de passar para o gabarito em criminologia.
    Vcs não tem ideia do DESESPERO em que me encontro é traumático estudar tanto, abrir mão de tanta coisa, tirar uma nota alta e ficar por uma questão...

    ResponderExcluir
  13. É galera, tá tenso mesmo esse concurso... Ano passado fiquei por uma questão, agora, apesar da nota alta, acabei fazendo confusão em lógica. Vamos ver no que dá essas anulações, espero que alguma coisa de lógica seja anulada também... Estava difícil de entender o que era pergunta ou resposta naquela prova. Essa Acadepol apronta cada uma...

    ResponderExcluir
  14. Se vc fez 76 amigo...pensa em uma cara que estudou de madrugada, fez cursinho Claretiano (encheu o bolso deles), tirei 83 e fiquei por casa de 1 em Lógica e uma em Informática. Minha vontade é pegar o Batata no KCT...(brincadeira), mas falando sério mesmo estou decepcionado e vou ter que focar para OFICIAL DE JUSTIÇA agora...o sonho na PC ficou prá trás e bola prá frente!

    ResponderExcluir
  15. Bom, só para constar também fiquei por 1 de lógica. No total fiz 72 pontos. Vamos ver o que essa Acadepol consegue anular para ajudar a galera. Na fé.

    ResponderExcluir
  16. riidiiculaa essa prova de RL desrespeito total a candidatos q como eu se prenderam no EDITAL. fiz 6 pontos em RL mas a maioria no chute isso eh PALHAÇADA.

    ResponderExcluir
  17. Estou com 80 pontos faltando 2 de Criminologia. Acredito que se anularem, será apenas uma. Bola pra frente. Pior foi que estudei Crimino por uma apostila do curso de delegado, imaginando que estaria cobrindo toda a matéria, mas no final perguntaram 3 ou 4 que estavam na apostila. As questões do Idiota e Satiríase foi sacanagem.

    ResponderExcluir
  18. Em criminologia deveriam ter perguntado sobre métodos de prevenção, teorias da sociologia, disciplinas da biologia, tipos de criminosos.

    ResponderExcluir
  19. Pois é a galera precisa se unir, fazer recursos bem elaborados e tentar derrubar pelo menos uma das questões de Criminologia. Tem gente dizendo que algumas são de medicina legal...

    ResponderExcluir
  20. Que prova bagunçada essa. Dá desgosto estudar novamente.

    ResponderExcluir
  21. Essa prova foi bem mais fácil que a do último concurso, achei Lógica a matéria mais fácil, acertei 9, n/ precisava de nenhuma fórmula de física p/ resolver as questões de cálculo.

    ResponderExcluir
  22. Adorei essa parte de raciocinio lógico, nada de conectivos e tabelas verdade. há há

    ResponderExcluir
  23. MEU DEUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!será que ninguém foi aprovado por aqui, pelo jeito a ACADEPOL não vai nem completar as vagas disponíveis. Se o Claretiano, que na minha opinião é o melhor cursinho preparatório, tá desse jeito imagina no geral...

    ResponderExcluir
  24. Meus amigos não vamos desanimar, pois o ano que vem tem mais, vão sobrar vagas de Investipol.

    ResponderExcluir
  25. Realmente sem comentário essas questões de lógica, isso não estava no edital, é brincadeira a Acadepol fazer isso, sem comentários.

    ResponderExcluir
  26. Gente....VÃO SOBRAR VAGAS...pois duvido que preencha 887 desta vez...só na escrita difícilmente passem 800 candidatos ...

    ResponderExcluir
  27. Q prova foi essa?
    Meu Deus!!!
    Gabaritar lógica, quase em atualidades... gabaritar criminologia, quase em português e de repente, Informática te pegar no escuro...mal formulada e sem cabimento algum quanto ao conteúdo para o cargo...Morri.

    ResponderExcluir
  28. O Leandro não quer desanimar todos nós, pois acho dificil anularem alguma questão

    ResponderExcluir
  29. Meus amigos vou te falar uma coisa, pois desde 2002 tento passar na PC, depois do curso do Claretiano mudei totalmente os estudos, rumo a acadepol

    ResponderExcluir
  30. Quando sai a lista dos aprovados?

    ResponderExcluir
  31. To prá te falar que a "lista dos aprovados" já sai nessa quarta ou quinta.

    ResponderExcluir
  32. e ai a questão 82 vai ser ou não anulada,poi o erro foi semelhante a da questão 04, caso fiquem sabendo da anulação de alguma questão de matematica por favor me mande um email.
    proandredovale@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  33. CALMA PESSOAL

    VAMOS AGUARDAR A DIVULGAÇÃO DOS APROVADOS E DEPOIS VCS COLOQUEM OS RECURSOS E AGUARDEM..
    QUEM SABE VCS TIRAM LEITE DE PEDRA E CONSEGUEM IR PARA 2 FASE.

    ResponderExcluir
  34. Leandro por favor coloca alguma coisa sobre criminologia, acho um pouco dificil, anularem três,mais a esperança é a ultima que morre, um amigo disse que o professor Nazareno da(acadepol) criminologia da central de concurso, nâo cabe nenhum recurso nas questões, por isso não fiz la e acredito no argumento da claretiano.

    ResponderExcluir
  35. PORTUGUES TEM A QUESTAO 19 .. OLHE A PROVA COMENTADA DO PROF FARID.. TENTAR ENTRAR COM O RECURSO DESTA..

    QTO A CRIMINOLOGIA ACHO DIFICIL , A DRA MONICA COLOCOU 2 NA PROVA COMENTADA

    ResponderExcluir
  36. RECURSO - CRIMINOLOGIA:

    REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

    Livro: Manual de Criminologia
    Cap VII. pág. 153
    Autor: João Farias Júnior


    “a) CÁLCULO DO QI ...”

    b) TABELA DO QI:

    - resumindo: a tabela indica que o "idiota" é uma subdivisão do termo "hipofrenia", sendo assim não há como descartar a alternativa "A" como válida também.

    PESSOAL, FORÇA NOS RECURSOS QUE DÁ CERTO, TENHAMOS ESPERANÇAS.

    ResponderExcluir
  37. Alguém pode indicar a referência abaixo para a Drª Mônica ajudar no RECURSO?

    Manual de Criminologia
    Cap VII. pág. 153
    Autor: João Farias Júnior

    ResponderExcluir
  38. Atualidade
    Essa tbem cabe recurso
    ------------------------------------
    Questão - 65
    Não fazem parte do G-20 ( Grupo de países que, juntos, respondem por 90% do P.I.B. do planeta)
    a)
    Suíça e Uruguai.
    b)
    Brasil e Argentina.
    c)
    Arábia Saudita e Índia.
    d)
    Estados Unidos e Alemanha
    e)
    Japão e China.
    ------------------------------
    Existe mais de um G20?
    Sim, e isso é uma grande fonte de confusão. Existe o G20 que está sendo explicado aqui, que une países desenvolvidos e outros em desenvolvimento para falar de economia. Ele é chamado de G20 financeiro. Um outro grupo, formado apenas por nações emergentes (mais de 20, na realidade), também se denomina G20. Ele foi batizado pela imprensa de G20 comercial, já que seu foco são as relações comerciais entre países ricos e emergentes. O G20 comercial nasceu em 2003, numa reunião ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) realizada em Cancún, no México. Liderado pelo Brasil, o grupo procura defender os interesses agrícolas dos países em desenvolvimento diante das nações ricas, que fazem uso de subsídios para sustentar a sua produção. Exceto pela Austrália, Arábia Saudita, Coreia do Sul e Turquia, todas as nações emergentes do G20 financeiro estão no G20 comercial. Também fazem parte deste grupo Bolívia, Chile, Cuba, Egito, Filipinas, Guatemala, Nigéria, Paquistão, Paraguai, Tanzânia, Tailândia, Uruguai, Venezuela e Zimbábue.
    _____________
    A que fração da economia mundial corresponde o G20?
    Os países que compõem o grupo respondem juntos por 90% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. Se computadas as transações internas da União Européia, o grupo responsável por cerca de 80% do comércio internacional. Além disso, dois terços da população global estão distribuídos entre os países que formam o G20. Em declaração feita no final de 2008, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que os emergentes do G20 respondem hoje por "75% do crescimento mundial".
    __________
    http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/g20/g-20.shtml

    ResponderExcluir
  39. Pessoal não é facil ficar semanas e semanas estudando para chegar aqui e rodar, poxa fiquei por 1 questao em português e 2 informatica,nao adiantou nada ir bem nas outras, mais tenho esperança que vamos conseguir.

    força pessoal vamos agitar nós somos a maioria...

    abr

    rodrigosonic@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. NINGUEM NO CLARETIANO PASSOU COMO EU ??? SÓ VC O PESSOAL QUE REPROVOU POSTAR ... NO MINIMO 50 CLARETIANOS IRAO PARA 2 FASE ESCRITA..

    FIZ 65 PTS . TEM MAIS ALGUEM QUE PASSOU

    ResponderExcluir
  41. Dra. Monica,

    Cabe recurso à questão 48?? Pois de acordo com o Manual de Criminologia, de João Farias Jr., pag. 153: "A aferição do Q.I. é de capital importância na determinação dos estados mórbidos ou anormais do desenvolvimento mental, pois, com relação à inteligência, o homem pode ser hipofrênico (oligofrênico), normal ou hiperfrênico (superior ou genial).

    b) Tabela Q.I.

    Estado Mental Q.I.
    Hipofrenia abaixo de 90
    1)Idiota abaixo de 20
    2) Imbecil Entre 20 e 50
    3) Débil Mental entre 50 e 90
    Normal Entre 90 e 120
    Hiperfrenia Acima de 120
    1) QI Super Entre 120 e 140
    2) QI Genial Acima de 140

    Os idiotas, imbecis e débeis mentais abrangem a gama dos oligofrênicos,..."

    Além disso, ocorre discordância dentre o limite do idiota, pois no enunciado da questão especifíca-se QI menor que 20, enquanto em vosso livro descreve como menos que 25, assim como no Manual de Medicina Legal - Delton Croce e Delton Croce Júnior - Editora Saraiva - 6a. edição - 2009:
    pag. 597
    "Terman, revendo os teste de Binet e Simon, registra os seguintes índices ao quociente intelectual:
    Q.I. SIGNIFICAÇÃO
    abaixo que 25 idiota
    de 25 a 50 imbecilidade
    ...."

    Obrigada,

    Bia

    ResponderExcluir
  42. o blog é para aprovados tambem , se manifestem os vencedores da 1 º batalha , vamos aguardar o resultado oficial e fazer o curso da prova escrita no claretiano..

    parabens a todos , inclusive os que não passaram , mais valem as lágrimas da dor do que a vergonha de não ter lutado

    ResponderExcluir
  43. Para os comentários ficarem mais dinâmicos, fiz uma faxina por aqui e tirei postagens do tipo: "tem recurso?", "cadê a prova?", "será que dá?" e conversas paralelas entre candidatos.

    ResponderExcluir
  44. Os recursos serão aproveitados para todos,,, ou somente para os que impetraram ???

    Obrigado...

    ResponderExcluir
  45. alguém pode tirar uma dúvida minha por favor? os recursos tenho que levar pessoalmente na cidade universitária? para cada questão devo formular um recurso separado ? cada recurso deve ser em duas vias ? ( uma fica comigo ?? ) posso entrar com recurso em até quantas questões? ( visto que a prova de raciocínio lógico pelos comentários do professor, cabe recurso de todas as questões)

    ResponderExcluir
  46. Alguém poderia me mandar um modelo para recurso de criminologia e Lógica ?

    aluipan@gmail.com
    douglasbm2005@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  47. Alguém poderia me mandar os recursos de português e criminologia

    tiagorc@uol.com.br

    ResponderExcluir
  48. brincadeira..

    tem candidatos apelando com recursos sem fundamento técnico , anular 1 de informatica porque tem 2 alternativas com o mesmo texto é ridiculo , só caberia recurso se essas 2 fossem as certas , querer anular 1 de atualidades por causa de uma letra escrita errada..
    é complicado tem pessoas que nao aceitam a derrota , vamos aguardar o bom senso da acadepol que somente deferira recursos embasados e justos , nao estes citados de candidatos desesperados

    ResponderExcluir
  49. LEANDRO , QUANTOS CANDIDATOS CLARETIANOS FORAM APROVADOS NESTA LISTA ??? E EM GUARULHOS QUANTOS ?? PARABENS AOS APROVADOS E A LUTA CONTINUA NESTA 2 FASE..
    AOS QUE NAO PASSARAM FICA MEU RESPEITO , POIS TENHO CERTEZA QUE FIZERAM O MELHOR E NEM SEMPRE NA VIDA O MELHOR VENCE , FAZ PARTE E NUNCA DESISTAM DE SEUS OBJETIVOS PESSOAIS

    ResponderExcluir
  50. Boa noite!
    Alguém pode me ajudar com recurso de uma dessas questões de lógica por favor?
    Só ficou faltando UMA de lógica e UMA de criminologia!
    Obrigado

    Questões: 75, 76, 77, 79 e 80
    QUalquer dessas me ajuda MUITO!

    Obrigado
    vcamargo@hotmail.co.uk

    ResponderExcluir
  51. por favor, alguém poderia me mandar os recursos de criminologia....
    obrigado.

    patrik_filho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  52. Alguém teria algum modelo de recurso para Raciocínio Lógico?

    Fico no aguardo!!!!

    douglasbm2005@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  53. ***ATENÇÃO!!! ATUALIZADO ARGUMENTOS PARA RECURSO EM LÓGICA E QUESTÃO 77 SEM RESPOSTA!!!***BUÁÁÁÁAÁÁÁÁÁÁÁÁ :-(((((( Agora é tentar para Oficial de Justiça. FUIIII

    ResponderExcluir
  54. Por favor me enviem o modelo do recurso de português estou por uma, preciso de bibliografia!!!

    danizinhadn@hotmail.com

    ResponderExcluir
  55. Alguém sabe dizer se os recursos serão aproveitados para todos,,, ou somente para os que impetraram ???

    Obrigado...

    ResponderExcluir
  56. Gostaria apenas de comentar que a questão 77 possui sim uma resposta! Se for para entrar com recurso, que seja pelo fato deste tipo de raciocínio não constar no edital!

    Resposta da questão 77:
    Plantões diurnos serão nos dias (1 - 6 - 11 - 16 - 21 - 26)
    Plantões noturnos serão nas noites dos dias [(2 p/ 3) - (7 p/ 8) - (12 p/ 13) - (17 p/ 18) - (22 p/ 23) - (27 p/ 28)]
    Portanto 6 plantões diurnos (de 12h cada) e 6 plantões noturnos (de 12h cada), 12 X 12 = 144h

    Atenciosamente!

    ResponderExcluir
  57. CURSO CLARETIANO E MAGALHAES

    ESTA INFORMAÇÃO DE QUE OS NOMES JA PUBLICADOS NA 1 LISTA NAO SAIRAO , NAO É CORRETA.
    O EDITAL É CLARO 4 X O NUMERO DE VAGAS . NO ATUAL MOMENTO A NOTA DE CORTE É 55 DO ULTIMO DA LISTA SE FOREM ACEITOS RECURSOS A LISTA SERA REFEITA COM UMA NOVA CLASSIFICAÇÃO E AUTOMATICAMENTE UMA NOVA NOTA DE CORTE QUE ACREDITO SERA DE 65 NO MINIMO OU MAIS SE FOR ANULADO 2 QUESTOES

    A VERDADEIRA INJUSTIÇA PARA OS QUE PASSARAM NA 1 FASE , QUE PODEM IR PARA O INFERNO DEVIDO ESPERTALHOES QUE ESTAO QUERENDO COLOCAR PELO QUE VI ATE AGORA 22 RECURSOS NA PROVA..
    MUITOS AQUI NO BLOG NAO ACEITAM A DERROTA E SO PENSAM EM SI PROPRIOS , COLOCANDO RECURSOS ABSURDOS PARA TUMULTUAR A ACADEPOL E SEREM BENEFICIADOS

    ResponderExcluir
  58. Meu querido, Injustiça é colocarem matéria que não estava no edital! acho que antes de falar vamos ter embasamento para não falar besteira.

    ResponderExcluir
  59. Pessoal a questão 40 também deverá ser modificada, eis que a alternativa dada como correta é a alternativa "a", ou seja, texto de lei. No entanto, sob a égide da referida lei 4898/65, em seu artigo 3º, há um rol acerca dos crimes de abuso de autoridade, os quais refletiam os direitos individuais da época, que foram recepcionados pela CF/88, vale dizer, o rol da da legislação em comento deve ser interpretado como sendo exemplificativo ou meramente extensivo a luz dos novos direitos elencados na CF.
    Isto posto, é notório que constituirá abuso de autoridade sempre que se atentar a qualquer direito previsto na constituição. Assim, todas as alternativas de resposta estão corretas, visto serem direitos individuais previstos no artigo 4º (a prevalência dos direitos humanos) e 5º da CF (todos os demais direitos expostos como alternativa de resposta).

    ResponderExcluir
  60. o que nao estava no edital ???

    desde quando matematica é diferente de raciocionio logico , os dois usam a inteligencia e regras matematicas..
    nao tem como vc fazer uma prova de raciocionio logico sem usar matematica

    ResponderExcluir
  61. PARA OS RECURSEIROS

    PAREM DE APELAR E QUERER ACHAR PELO EM OVO , A PROVA ESTAVA DIFICIL , POREM FOI BEM FORMULADA E QUEM NAO PASSOU VACILOU , AGORA PAREM DE CHORAR E ESTUDEM MAIS PARA A PROXIMA PROVA , NAO ADIANTA FAZER CURSINHO E NAO LER MAIS NENHUM MATERIAL ADICIONAL

    ResponderExcluir
  62. Para as questões de informática consultem o site www.brunoguilhen.com.br, bem como o site da Central de concursos também postou algumas possibilidades de recurso em informática.
    Outrossim, a questão 82 é passível de recurso, haja vista terem duas respostas iguais, portanto, basta recorrer!

    Ainda, há três questões de criminologia que podem ser objeto de recurso, quais sejam, 45,48 e 50, pois não fazem parte do programa exposto no edital. Recorram, vale apena aumentar uns posntinhos, até pq se anularem questões de informática, que provavelmente ocorrerá, como no último certame, a nota de corte vai subir e muito...

    ResponderExcluir
  63. Pessoal a questão 40 também deverá ser modificada, eis que a alternativa dada como correta é a alternativa "a", ou seja, texto de lei. No entanto, sob a égide da referida lei 4898/65, em seu artigo 3º, há um rol acerca dos crimes de abuso de autoridade, os quais refletiam os direitos individuais da época, que foram recepcionados pela CF/88, vale dizer, o rol da da legislação em comento deve ser interpretado como sendo exemplificativo ou meramente extensivo a luz dos novos direitos elencados na CF.
    Isto posto, é notório que constituirá abuso de autoridade sempre que se atentar a qualquer direito previsto na constituição. Assim, todas as alternativas de resposta estão corretas, visto serem direitos individuais previstos no artigo 4º (a prevalência dos direitos humanos) e 5º da CF (todos os demais direitos expostos como alternativa de resposta).

    ResponderExcluir
  64. Questão 24 - por que está gritante, segundo atual entendimento do STF só cabe a prisão civil para os não pagantes de pesnão alimentícia. (já há razões de recurso na prova comentada pelo clerentiano)

    Questão 40, que deverá ser modificada, eis que a alternativa dada como correta é a alternativa "a", ou seja, texto de lei. No entanto, sob a égide da referida lei 4898/65, em seu artigo 3º, há um rol acerca dos crimes de abuso de autoridade, os quais refletiam os direitos individuais da época, que foram recepcionados pela CF/88, vale dizer, o rol da da legislação em comento deve ser interpretado como sendo exemplificativo ou meramente extensivo a luz dos novos direitos elencados na CF.
    Isto posto, é notório que constituirá abuso de autoridade sempre que se atentar a qualquer direito previsto na constituição. Assim, todas as alternativas de resposta estão corretas, visto serem direitos individuais previstos no artigo 4º (a prevalência dos direitos humanos) e 5º da CF (todos os demais direitos expostos como alternativa de resposta).

    Há também três questões de criminologia que podem ser objeto de recurso, quais sejam, 45,48 e 50, pois não fazem parte do programa exposto no edital.

    Por fim, a questão 82, a qual abarca duas respostas, sendo, portanto, objeto de recurso, pois o edital determina que haverá questões com 5 alternativas de resposta, sendo cediço que apenas uma estará correta, assim, nenhuma delas poderia ter duas opções identicas de resposta.

    Recorram, vale apena aumentar uns posntinhos, até pq se anularem questões de informática, que provavelmente ocorrerá como no último certame, a nota de corte vai subir e muito...

    abs

    ResponderExcluir
  65. alguem vai entrar com recursos em direito ?? a questao 24 e a 40 ..

    ResponderExcluir
  66. RECURSOS:

    NOÇÕES DE DIREITO

    Questão 24 -
    Verdadeiro absurso, pois segundo entendimento do STF só cabe a prisão civil nos de inadimplemento de pensão alimentícia, ex vi pacto São José da Costa Rica. Assim, a alternativa correta seria letra "C" - (As razões de recurso dessa questão estão prontos na prova comentada pelo clerentiano - www.goecurso.blogspot.com)

    Questão 40 -
    Deverá ser anulada, eis que a alternativa dada como correta é a alternativa "A", ou seja, texto de lei.
    No entanto, sob a égide da referida lei 4898/65, em seu artigo 3º, há um rol acerca dos crimes de abuso de autoridade, os quais refletiam os direitos individuais da época. Contudo, vislumbra-se que foram recepcionados pela CF/88.
    Nesse ínterim, vale dizer que o rol da da legislação em comento deve ser interpretado como sendo exemplificativo ou meramente extensivo a luz dos novos direitos elencados na CF, ora posterior a lei 4898/65.
    Isto posto, é notório que constituirá abuso de autoridade sempre que se atentar a qualquer direito previsto na constituição. Destarte, destaca-se que todas as alternativas de resposta estão corretas, visto serem direitos constitucionais previstos no artigo 4º (a prevalência dos direitos humanos) e 5º da CF (todos os demais direitos individuais expostos como alternativa de resposta no certame).

    NOÇÕES DE CRIMINOLOGIA

    Há também três questões de criminologia que podem ser objeto de recurso, quais sejam, 45,48 e 50, pois não fazem parte do programa exposto no edital, sendo as duas últimas disciplinas pertencem ao ramo da MEDICINA LEGAL, ou seja, por mais que a criminologia seja uma ciência interdisciplinar, não há previsão no programa proposto no edital, portanto, não poderiam ser abordadas no presente concurso.



    NOÇÕES DE INFORMÁTICA

    Questão 82 -

    Abarca duas opções respostas identicas, sendo, necessariamente objeto de recurso, pois o edital determina que haveráquestões com 5 alternativas de resposta, sendo cediço que apenas uma estará correta, assim, nenhuma delas poderiam ter duas opções identicas de resposta.

    Por fim, a questão 95 também está eivada de erro, pois a opção "SAMBA" também não é um browser, o que admite, portanto, duas opções de resposta, valendo dizer, a questão deverá ser anulada.


    Assim, é bastante recomendável que os candidatos, mesmo que já aprovados recorram, pois vale muito a pena somar mais pontos, haja vista que se anularem questões de informática, direito e criminologia, que provavelmente ocorrerá como no último certame, a nota de corte vai subir muito.

    abs e boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
  67. Pessoal a questão 40 realmente deverá ser anulada, pois com exegese na lei 4898/65 a alternativa "a" seria a correta. Porém, com o advento da CF/88, ou seja lei hierarquicamente superior e mais recente, houve a recepção da lei de 65, todavia, a CF traz um rol maior acerca dos direitos individuais e não somente aqueles elencados na lei especial de abuso de autoridade.

    Outrossim, é impossível vislumbrar que qualquer atentado cometido por "autoridade" contra norma constitucional, não seja enquadra como abuso de autoridade, ainda mais se tratando de direitos fundamentais individuais.

    Você encontra fundamento doutrinário nas obras - "Abuso de Autoridade" do Autor Antonio Cezar Lima da Fonseca e "Abuso de Autoridade" dos Autores Gilberto Passos de Freitas e Vladimir Passos de Freitas.

    Ademais, a simples cópia das CF's de 1946 e a atual de 1988, fazendo um paralelo entre ambas é suficifiente, eis que a lei 4898/65 está em plena consonância com a CF/46 (http://pt.wikipedia.org/wiki/Constitui%C3%A7%C3%A3o_brasileira_de_1946) vigente a época, no entanto com o advento da novel CF/88, este rol deve ser ampliado, ou seja, todas as alternativas trazidas como resposta na questão 40 são direitos constitucionalmente garantidos, assim, todas as alternativas poderiam ser marcadas como corretas.

    ResponderExcluir
  68. Olá, pessoal!!! Preparem para a próxima prova.....essa já foi!!!!

    ResponderExcluir
  69. QUE TRANQUILIDADE , ACABOU A CHORADEIRA DOS RECURSEIROS..

    VAMOS AGUARDAR ATE QUARTA SAIU O RESULTADO FINAL PARA 2 FASE

    ResponderExcluir
  70. Haverá curso preparatório para a segunda fase desse concurso?

    ResponderExcluir
  71. A questão 24 deve ser mesmo anulada, pois vai contra o entendimento do STF somado com o Pacto de Costa Rica, se não anular pode entrar judicialmente que consegue anular essa quetão, valeu ?

    ResponderExcluir
  72. CONCORDO COM MEU AMIGO DO ULTIMO POST..

    CARAS DESPREPARADOS , QUE SO VEM NO CURSINHO PARA CONVERSAR DURANTE A AULA , NAO ANOTAM NADA E NEM TRAZEM CADERNO , QUEREM PASSAR SO PORQUE FIZERAM CURSINHO..
    NAO PRECISA CHAMA-LOS DE BURROS , POREM INEXPERIENTES E SEM COMPROMISSO.
    TEM UM MONTE DE MENTIROSOS FALANDO QUE FICARAM POR 1 . ACREDITO QUE A MAIORIA DOS REPROVADOS FICOU EM 2 MATERIAS.

    PARABENS AOS VENCEDORES DA 1 ETAPA

    ResponderExcluir
  73. Aos caros amigos (dos dois últimos post...)não contem vantagem antes do tempo,pois não há nada de certo até agora,e vcs podem tropeçar nas duas provas seguintes...CUIDADO!!!

    ResponderExcluir
  74. Na boa... já encheu o saco esse blábláblá de quem passou e quem não passou... quem estiver afim de ficar se vangloriando ou depreciando os demais que façam no pciconcurso, ou sei lá onde. Quem estiver aguardando recurso, espere e torça, pois a Acadepol faz o quem bem entende quanto a isso. Assim que conseguir vou limpar esses comentários e deixar somente as postagens úteis.

    ResponderExcluir